Cortes feitos pelo governo federal colocam atividades do Ifam em risco

Foto: Reprodução

Os cortes feitos pelo governo federal na área da Educação podem paralisar as atividades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam). Os bloqueios no orçamento comprometem ao pagamento de despesas como água, energia, vigilância, entre outros.


“O novo bloqueio promovido pelo governo federal no orçamento do Ifam foi de R$ 4,7 milhões e corresponde a 7,7% de toda dotação orçamentária discricionária atualizada da instituição. Soma-se a esse novo bloqueio o corte ocorrido em junho deste ano no valor de 4,7 milhões, o que totaliza uma redução de mais de 9,5 milhões de reais no orçamento para ano de 2022 previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) do Ifam”, diz nota.

Ainda de acordo com o Ifam, os cortes e bloqueios financeiros e orçamentários comprometerão o regular funcionamento dos serviços. As atividades essenciais de limpeza e vigilância serão descontinuadas, a realização de visitas técnicas, o pagamento de auxílios e funcionamento dos restaurantes estudantis destinados aos estudantes em situação de vulnerabilidade social serão inviabilizados diante da falta de recursos orçamentários e financeiros para o efetivo pagamento.

“O estudante, foco maior de nossa Instituição, é o maior prejudicado diante desse contexto financeiro e orçamentário caótico, uma vez que terá impacto direto na continuidade dos seus estudos. O pagamento das bolsas, auxílios financeiros e o funcionamento dos restaurantes estudantis são ações de extrema relevância para a permanência e êxito dos estudantes do Ifam, principalmente aqueles que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social.

A direção do Ifam busca soluções para uma questão tão delicada que não depende da gestão e sim de tomada de decisão na esfera do MEC e Ministério da Economia.

Artigo anteriorAtirador de Aracruz no Espírito Santo é sentenciado a três anos de internação
Próximo artigoGoverno e Prefeitura lançam calendário de matrículas para 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui