Cultura de Inovação na PRODAM é tema de palestra no maior fórum de TI do Brasil

44ª Edição do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (SECOP)

A importância da inovação nas empresas e de se promover uma cultura da inovação para gerar um processo criativo e sustentável de geração de produtos e soluções está cada vez mais em evidência, seja através da mídia ou até mesmo de grandes cases de inovação, que começaram como uma simples ideia. Mas como trilhar esse caminho e se tornar realmente uma empresa inovadora? Durante a 44ª Edição do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (SECOP), que é considerado o maior fórum de TI para a gestão pública do Brasil, a empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (PRODAM) mostrou que a combinação de criatividade, engajamento, planejamento e estratégia é um dos combustíveis para promover inovação dentro de uma empresa pública.


Iniciativas como o “Bermuda Day”, eventos de relacionamento e engajamento, horário flexível e a implantação de um portal onde os colaboradores podem sugerir ideias e serem premiados por isso, são apenas algumas das ações que contribuíram para que a cultura da inovação se instalasse na PRODAM e desmistificasse a visão dos colaboradores sobre gestão pública, passando a criar e propor soluções inovadoras para o dia a dia do órgão.

Segundo o diretor técnico da PRODAM, Daniel Tadeu Martinez, processos engessados e burocráticos, evasão de talentos e a mudança de comportamento dos colaboradores estavam entre os principais desafios da empresa. “Por conta disso, criamos uma série de ações estratégicas e que trazem qualidade de vida, produtividade e redução de custos para o ambiente de trabalho, para mostrar que com ideias simples é possível inovar e se tornar um agente de transformação”, destacou.

E, como resultado, a inovação passou a se dar em diferentes dimensões da empresa, como os serviços, clientes atendidos, processos, entre outras. O diretor da Divisão de Inovação da PRODAM, Raphael Maquiné, comenta que, neste ano, a empresa lançou aplicativos que vieram para facilitar o dia a dia da população, alguns inclusive tiveram repercussão nacional, como no caso do Procon Amazonas, que traz informações sobre Direito do Consumidor e aponta qual o posto de combustível pratica o menor preço da cidade, além do game interativo Pega Mosquito, pelo qual o usuário cumpre tarefas para combater os criadouros do Aedes aegypti.

44ª Edição do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (SECOP)
44ª Edição do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (SECOP)

Atualmente, a empresa planeja lançar um aplicativo para a realização de matrículas escolares, por conta dos resultados obtidos através do Sistema de Gestão Integrado Educacional do Amazonas (SIGEAM), que em 2016 registrou, no início do ano, um aumento de 819,61% nas matrículas escolares realizadas via internet. A novidade acabou com aquelas longas filas para realização de matrícula, onde a população muitas vezes precisava chegar de madrugada, tomava sol e chuva na porta da escola para garantir uma vaga no ano letivo.

Segurança Pública

Também foi destaque no SECOP o Grupo de Trabalho de Segurança da Informação (SI), conduzido pela supervisora do Sistema da Qualidade da PRODAM, Lílian Gibson Santos. Ela explicou que é através dele que a empresa discute e compartilha soluções em SI com as afiliadas da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP).

“Desenvolvemos, ao longo deste ano, uma medição para termos o nível de SI das afiliadas e traçamos um plano de ação para que esse índice melhore em todas as empresas, inclusive começando do zero, já que muitas delas não possuíam um setor especializado ou uma estratégia para crises”, disse Lílian.

Uma das palestras mais esperadas hoje (11), no encerramento do evento, será a do doutor e docente da Escola de Comunicações e Artes da USP, Clóvis de Barros Filho, que irá palestrar sobre “Inovação e Ética”. Ele, atualmente, é um dos mais requisitados palestrantes do país. Suas aulas e palestras sobre ética já foram ouvidas por milhões de pessoas, em todos os estados do país, e também no Uruguai, França, México, Argentina, Espanha e Portugal, entre outros países.

Prêmio Aristóbulo Angelim

Outro destaque nesta sexta-feira será a entrega do Prêmio Aristóbulo Angelim, uma homenagem ao colaborador que, neste ano, completou 41 anos de profissionalismo e de dedicação à PRODAM. A honraria será destinada ao grupo vencedor do Desafio SECOP, uma iniciativa que reunirá 25 jovens da rede pública do Estado do Amazonas com a missão de desenvolver, durante o evento, soluções tecnológicas em benefício da melhoria de vida dos cidadãos.

Para participar da competição, desde o início do mês de outubro, os estudantes estão recebendo treinamentos gratuitos em tecnologias embarcadas, envolvendo conhecimentos em Arduino, Internet das Coisas, robótica, prototipagem eletrônica, criação de aplicativos, impressão 3D e gerenciamento de projetos ágeis.

O propósito da capacitação é ampliar o conhecimento dos alunos sobre como a tecnologia pode ser uma ferramenta fundamental nas soluções para problemas reais de órgãos de gestão estadual, abordando temáticas como: Saúde, Segurança, Acessibilidade, Mobilidade, Energias Renováveis e Educação.

Artigo anteriorZFM, capital do Amazonas
Próximo artigoReflexões sobre as eleições

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui