CUT-AM e PT-Manaus pedem urgência na liberação de 2 mil casas após tragédia de hoje (25)

Valdemir Santana no Palácio do Planalto - foto: G. Cúrcio

Estarrecido com a repetição de cenas de destruição, a maior delas ocorrida hoje (25), com dezenas de casas sendo arrastadas pelas águas nas áreas periféricas de Manaus, fez o presidente do Diretório Municipal do PT, Valdemir Santana, pedir urgência na liberação de casas já solicitadas ao Governo Federal em meados de fevereiro deste ano.


Valdemir, a princípio, tinha solicitado a construção 1.000 casas para os trabalhadores do setor da metalurgia do Estado, com a repetição de tragédias provocadas por fortes chuvas na região e por ver famílias e mais famílias sendo desabrigadas com perda total dos seus bens, resolveu apressar e ampliar o número de casas a ser construídas pelo programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

Valdemir Santana também é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e da Central Única dos Trabalhadores do Amazonas (CUT-AM).

O pedido foi feito ao ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, e reforçado junto à presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. A solicitação de Santana tem como base a afirmativa de que Padilha vai liberar R$ 3 bilhões em emendas para municípios após queixas sobre necessidades básicas nas cidades brasileiras, disse isso nesta sexta-feira (24), às vésperas da Marcha dos Prefeitos, evento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que ocorrerá em Brasília na próxima semana.

Déficit habitacional

Manaus possui mais de 08 mil residências em área de risco e um déficit habitacional de 25 mil imóveis por ano, segundo o Censo do Setor da Construção Civil de Manaus.

Valdemir Santana diz que 2.000 casas estão longe do ideal, mas, certamente, amenizará o sofrimento de centenas de famílias que vivem amedrontadas em área de risco e muitas que viram suas casas e todos os seus pertences serem consumidos pelas águas. “Vou intensificar a minha luta. Também vou endereçar o pedido ao presidente Lula, pedir que ele atenda esse nosso povo sofrido de Manaus”, concluiu.

Cenas da tragédia:

 

Artigo anteriorCaio André ouve demandas de famílias atingidas pelas chuvas e coloca parlamento à disposição
Próximo artigoPT municipal se mobiliza para dar ‘apoio total’ ao prefeito David Almeida

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui