David Almeida pode estar saindo do PSD por esses dias

Governador Davi Almeida (PSD)/Foto: Divulgação

Com a possibilidade do Supremo Tribunal Federal (STF) fechar a questão pela realização de eleição indireta para o Estado do Amazonas, deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE) já trabalham com a possibilidades de criarem regras próprias para o pleito.


Isso será possível porque no caso de ser definido eleição indireta quem deve definir as regras para a eleição não será o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e sim a Assembleia Legislativa do Estado (ALE) junto com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

Essa possibilidade se torna provável por causa de um detalhe: O senador Omar Aziz, está decidido em não abrir mesmo as portas para o governador Davi Almeida ser o candidato de seu partido, o PSD. Omar já fez isso quando não permitiu que Davi fosse lançado candidato a eleição direta pelo seu partido.

Então a alternativa para Davi Almeida será conseguir com apoio dos deputados da ALE definir regras próprias, e uma delas seria criar uma resolução que abriria “brecha” para Davi Almeida mudar de partido no prazo de 48 horas antes da realização da eleição.

Governador Davi Almeida (PSD)/Foto: Divulgação

É bom lembrar que a legislação eleitoral prevê 6 meses antes da eleição para um candidato trocar de partido, mas no caso de uma eleição indireta essa possibilidade pode ser viável já que quem vai definir as regras não será o TRE-AM e sim o TJAM e a ALE.

Isso já ocorreu em 2004 quando o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Luis Alberto Carijó, trocou de um dia para outro de partido (Saiu do PL na época comandado pelo prefeito Alfredo Nascimento e foi para o PP) e conseguiu se eleger prefeito- tampão de Manaus. Mas é bom lembrar que Carijó deu a famosa “pernada” em Alfredo Nascimento que, um dia antes da eleição, contava vitória com seu candidato Aluísio Braga.

Artigo anteriorProjeto vai estimular implantação de banda larga ao interior do Amazonas
Próximo artigoPF prende acusado de abusar de 30 crianças

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui