
Nesta quinta-feira (3), o Centro de Direitos Humanos e Empresas da FGV Direito SP (FGV CeDHE), em parceria com o Observatório BR-319 (OBR-319), promovem o webinar “Direitos Humanos e grandes obras de infraestrutura: o caso da BR-319”.
O debate gratuito tem início às 14h (horário de Brasília) e as inscrições são realizadas por meio do link: https://evento.fgv.br/casebr319/.
O objetivo é discutir os desafios e as oportunidades para a prevenção de impactos aos direitos humanos durante o planejamento, a instalação e a operação de rodovias na região amazônica, considerando a BR-319 como ponto de partida.
Um estudo técnico da FGV sobre a rodovia federal, que conecta os municípios de Manaus (AM) e Porto Velho (RO), marca o ponto de partida do evento.
A mediação será feita pela equipe de pesquisadores da FGV CeDHE, junto ao Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (IDESAM). O debate contará com representantes do Ministério Público Federal (MPF), Observatório BR-319 (OBR-319), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), Ministério dos Povos Indígenas (MPI), e do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS).