
A Defesa Civil do Amazonas retirou, nesta segunda-feira, 11 de setembro, o município de Carauari, na calha do Juruá, da lista de emergência devido à enchente. A cidade prejudicada pela cheia do rio desde o mês de março voltou a normalidade social e cumpriu o decreto estipulado em 180 dias.
Durante o desastre, 3.122 famílias foram afetadas em pelo menos 65 comunidades do município. Carauari é o 12º a deixar a condição. Permanecem na lista emergencial do órgão 27 cidades.

Estiagem – A estiagem nas calhas dos rios do Amazonas continuam sendo analisadas pelo Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa), da Defesa Civil AM. Nove municípios (Canutama, Boca do Acre, Lábrea e Pauiní, na calha do Purus e ainda, Guajará, Ipixuna, Eirunepé, Itamarati e Envira no Juruá) permanecem em Situação de Alerta e Humaitá e Manicoré no Madeira, em Situação de Atenção, por conta da baixa precipitação de chuvas nessas regiões.