

O Auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), será o local de realização do Seminário de Deficiência e Empregabilidade – Acessibilidade e Responsabilidade Social, nos dias 24 e 25 de abril, cujas inscrições deverão ser feitas pelo site: www.seped.am.gov.br
O evento é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e conta com o apoio do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped).
O objetivo do encontro é sensibilizar as empresas do Polo Industrial de Manaus para viabilizarem as adaptações mínimas necessárias no ambiente de trabalho, de modo a torná-las acessíveis para as pessoas com deficiência.
Prêmio – Durante o seminário serão apresentadas as empresas com os melhores projetos de acessibilidade. A vencedora receberá o prêmio Manoel Marçal. Ao todo, 25 Indústrias do Polo Industrial de Manaus irão mostrar suas experiências em projetos, em fase de execução e concluídos, de acessibilidade.
Entre as empresas concorrentes ao prêmio estão: Moto Honda, Sansung, LG, Nokia, Yamaha, Philco, Brasil Norte Bebidas, Procter & Gamble, Panasonic, Sony, Whirpool, Showa, Masa, Semp Toshiba, Digiboard, Vídeolar, Digibras, Digitron, Flex, Salcomp, Cal-Comp, Pst, IFER, TPV e Climazon.
A comissão julgadora é composta pela professora Maria Almerinda e representantes da Seped, Semasdh, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-AM), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), IMPLURB, Crea-AM, CAU-AM, Instituto Federal de Educação Tecnológica (Ifam) e o SINE Amazonas.
Instituições parceiras – O encontro também conta com a participação da Superintendência de Trabalho e Emprego do Amazonas (SRTE-AM), Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU-AM), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Instituto Federal de Educação Tecnológica (Ifam) e Sistema Nacional de Emprego – Amazonas (Sine-AM).