

Na manhã de ontem, segunda-feira (01), o Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas, deu início à “Operação Comércio Verde”, com o objetivo de identificar e fiscalizar empreendimentos comerciais, potencialmente, poluidores que estejam funcionando e/ou vendendo produtos e subprodutos de origem vegetal, assim como máquinas e equipamentos, sem as devidas licenças ambientais, na capital e região metropolitana. A operação está sendo executada em conjunto com a equipe de Fiscalização do IPAAM.
No primeiro dia de operação foi fiscalizada uma madeireira localizada na Av. Torquato Tapajós. No local foram constatadas algumas irregularidades, como ausência das Licenças Ambiental e de Operação, além de divergências entre o controle interno de estoque, através do espelho do Sistema de Controle de Documento de Origem Florestal, e a madeira estocada no pátio.
Na ocasião foram lavrados 03 Autos de Infração por fazer funcionar atividade de depósito sem a devida licença ambiental, por prestar informação falsa no Sistema DOF e por ter em deposito madeira serrada sem Documento de Origem Florestal.
Foram lavrados tambem um Termo de Embargo/Interdição do empreendimento e um Termo de Apreensão da madeira sem o DOF, além da aplicação de multa.
O gerente da madeireira foi conduzido até a DEMA para que fossem tomadas as providências cabíveis aquele órgão.