Delegado e secretário de Segurança ajustam as polícias do Estado

Delegado Péricles leva problemáticas das polícias ao secretário de Segurança do Am/Foto: Divulgação

O Deputado Delegado Péricles levou, na tarde desta quarta-feira (12), ao Secretário de Segurança Pública do do Amazonas (SSP-AM), pautas importantes relacionadas às polícias do Estado. Questões como a data-base dos delegados, o fortalecimento da Corregedoria e implantação de um sistema de informação policial para que as delegacias trabalhem de forma integrada foram levantadas pelo parlamentar. As armas a serem adquiridas pelo governo e o treinamento do efetivo também entraram na pauta.

“Não adianta trazermos propostas mirabolantes antes de a nossa base ser estruturada. Hoje em dia, as delegacias ainda trabalham com Word. Não temos trabalho integrado. Eu mesmo vivi casos de estar buscando um meliante e outra delegacia já tê-lo prendido e eu não sabia por falta de um sistema integrado”, expôs o deputado.

Para o delegado Péricles, um setor de tecnologia e informação eficiente com data center na própria Instituição para o controle de um sistema que trabalhe a questão da segurança seria um primeiro passo. O secretário assegurou estar ciente dessa problemática, que impede até mesmo a manutenção de presos reincidentes. “Temos que aprimorar. Sei que hoje um meliante rouba em um município, é preso e solto. Rouba no outro, é solto de novo. E assim vai. Não temos comunicação”, disse o secretário.

“O Corpo de Bombeiros está há 15 anos sem concurso público, precisam de efetivo renovado, diz delegado/Foto: Divulgação

Péricles também levantou a questão do pagamento da data-base dos delegados. “Foram os únicos não atendidos ainda. provavelmente será parcelado, mas com a garantia de pagamento “, reforçou.

O secretário de segurança levantou inciativas a serem adotadas e se mostrou disposto a levar ao governador as pautas para devidas resoluções. “Vamos trabalhar. Porque antes a segurança não se resolvia pela má vontade. Hoje, sofremos com a falta de recursos mesmo. Estou criando um núcleo de planejamento para fazer projetos que busquem recursos. Vamos precisar da Aleam. Mas tudo que levarmos para lá será bem detalhado. Estamos trabalhando para que o sistema esteja mais integrado possível”, informou o secretário.

Quanto ao pagamento da data-base, o titular da SSP-AM disse que defende a negociação. “Que o pagamento não seja feito agora, mas que seja devidamente negociado sim”, disse.

Bombeiros

O deputado levantou ao secretário questões referentes ao efetivo do Corpo de Bombeiros e a reestruturação e a modernização da Instituição. A importância da realização do concurso público foi a principal pauta. “Há 15 anos eles estão sem concurso público, precisam de efetivo renovado. O secretário concordou comigo quanto à essa necessidade”.

Armas adquiridas e treinamento

O deputado delegado Péricles utilizou momento com o secretário para questioná-lo sobre a qualidade das armas que serão adquiridas pelo governo para as polícias do Amazonas. “É importante sabermos se elas de fato atendem às necessidades de quem está no front. Fui informado que a Glock 9mm é o modelo pretendido. Isso me deixou satisfeito”, disse.
O parlamentar reforçou, ainda, a preocupação quanto ao treinamento necessário a todo o efetivo, principalmente no interior. Quanto a isso, recebeu do secretário garantia de ida desses treinamentos ao interior. “E adaptaremos à realidade local”, garantiu.

Bairros na pauta

O deputado reforçou também o pedido de melhoria do policiamento ostensivo das feiras da Panair, no Educandos e na Manaus Moderna, no Centro da Cidade e do Parque Dez, pedido feito pelos próprios trabalhadores do local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui