Deputada apoia a Vara Especializada em Crimes Contra Crianças e Adolescentes

A justiça do Amazonas vai ganhar, no mês em que se comemora o Dia das Crianças, a primeira Vara Especializada em Crimes Contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes, que antes integrava a Vara Especializada em Crimes Contra o Idoso, Adolescente e Criança.
A justiça do Amazonas vai ganhar, no mês em que se comemora o Dia das Crianças, a primeira Vara Especializada em Crimes Contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes, que antes integrava a Vara Especializada em Crimes Contra o Idoso, Adolescente e Criança.
A justiça do Amazonas vai ganhar, no mês em que se comemora o Dia das Crianças, a primeira Vara Especializada em Crimes Contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes, que antes integrava a Vara Especializada em Crimes Contra o Idoso, Adolescente e Criança. (foto ilustrativa)

A deputada estadual Conceição Sampaio (PP), que preside a Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM, desde 2007, participou da inauguração da primeira Vara Especializada em Crimes Contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes, na manhã desta sexta-feira (10), no Fórum Henoch Reis, juntamente com presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Graça Figueiredo, e com a juíza titular da vara, Patrícia Chacon.
Para Conceição Sampaio, que tem contribuição parlamentar atuante junto aos conselhos tutelares, que é membro da CPI da Pedofilia da ALEAM e com diversas indicações ao Executivo relacionadas a essa causa, ressaltou que este é um presente em defesa e proteção das crianças e adolescentes do Amazonas.


E fez questão de parabenizar a presidente do TJAM, Graça Figueiredo, que tomou uma decisão firme e acertada em defesa das crianças. E por meio do seu trabalho junto à CPI da Pedofilia, enfatizou que essa é uma mancha não só no Amazonas, é uma mancha na sociedade brasileira. “Iremos continuar lutando em Brasília, pois essa luta não termina com a CPI da Assembleia Legislativa. O passo importante, dado pela ALEAM, foi dizer que nós, enquanto parlamentares que estamos, queremos coibir essa prática abusiva e criminosa”, frisou Conceição Sampaio, que foi eleita deputada federal nas Eleições 2014, e reafirmou seu compromisso de levar essa luta do Amazonas à Câmara Federal.

“Lutaremos através dos nossos mandatos, e com o apoio geral da sociedade organizada, para que nenhuma criança e nenhum adolescente tenham suas vidas destruídas. Pois, hoje, já temos muitas meninas e meninos no país que tiveram a infância totalmente destruída. É dever nosso, parlamentares ou não, defender essa causa, de combater a pedofilia e defender a infância e a adolescência brasileira”, ressaltou.

Vara Especializada

De acordo com registros do TJAM, tramitam hoje na Justiça do Amazonas, mais de 2 mil processos envolvendo crimes sexuais contras crianças e adolescente. No interior, eles somam aproximadamente 2.156 processos. Mesmo com essa demanda, os processos constavam na Vara Especializada em Crimes Contra o Idoso, Adolescente e Criança; e o trabalho da juíza funcionava de forma improvisada, sem estrutura de trabalho adequada até mesmo para ouvir as crianças.

“Gostaríamos que fosse diferente. E que nessa data tivesse um motivo para comemorar e não houvesse uma estatística tão assustadora. Mas, infelizmente ela existe e temos que fazer o mínimo para combater essa anomalia que cresce cada vez mais no país e no mundo”, lamentou Graça Figueiredo.

A juíza Patrícia Chacon se emocionou a relatar a luta que vinha travando há mais de 2 anos para cumprir sua missão de condenar pedófilos. Segundo ela, o Dia das Crianças será um marco nessa luta da sociedade contra os crimes sexuais envolvendo crianças e adolescentes. “A sociedade ganhou um presente. Estamos felizes com a sensibilidade da desembargadora Graça, que deu um presente para a sociedade”, disse a magistrada.

CPI da Pedofilia

E na tarde de quinta-feira (9), Conceição Sampaio participou da reunião da CPI da Pedofilia, que é presidida pelo deputado Abdala Fraxe (PTN), no quarto andar da sede da Assembleia Legislativa, juntamente com o deputado Luiz Castro (PPS), também membro da comissão.

O presidente da comissão, Abdala Fraxe, disse que a investigação continua, atualmente em fase de análise de documentação da movimentação bancária, especialmente da Prefeitura de Coari, e no recebimento de denúncias de todo o Estado. “Os trabalhos continuam, mas precisamos manter o sigilo para que não atrapalhe o curso das investigações. E marcamos um nova reunião para a próxima terça-feira (14), para a qual convidamos a delegada Linda Gláucia”, adiantou o presidente.

Ao avaliar sua contribuição na CPI da Pedofilia no Amazonas e sua ida para a Câmara Federal, em Brasília, a deputada Conceição Sampaio adiantou que uma das comissões que deverá participar é justamente a de Seguridade Social e Família, onde as questões das mulheres, das crianças, dos jovens, da pessoa idosa  e das pessoas com deficiência, estarão sempre em pauta seu novo mandato.

“E da mesma forma, em parceria com meus amigos parlamentares do Amazonas, vamos continuar. Essa parceria continuará mais fortalecida, com eles aqui no Estado e eu podendo ser a extensão desse trabalho, que a nossa Assembleia iniciou para que o Brasil todo entenda que nós aqui não aceitamos a pedofilia”, ressaltou Conceição Sampaio.

Artigo anteriorAclea terá posto de atendimento na Arena
Próximo artigoFUCAPI sedia workshop do CAF para elaboração de patentes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui