Deputado norte-americano diz que Governo Temer “mina a democracia do país”

Democrata Alan Grayson/Foto: divulgação.
Democrata Alan Grayson/Foto: divulgação.
Democrata Alan Grayson/Foto: divulgação.

O congressista Alan Grayson, do partido Democrata, manifestou nesta quarta-feira (13) estar “preocupado” com a situação política do Brasil durante sessão da Câmara dos Deputados do país. Na opinião do deputado, o governo interino “mina a democracia” do país. As informações são do portal Opera Mundi.


No discurso, Grayson diz que a presidente afastada Dilma Rousseff foi reeleita pois “a amioria dos brasileiros quis que suas políticas progressistas continuassem”. O Itamraty afirmou que responderia “com a maior brevidade possível” sobre a questão. O discurso completo foi registrado em vídeo.

Leia abaixo a tradução da declaração do congressista

Eu gostaria de expressar minha preocupação em relação aos eventos que estão acontecendo agora no Brasil. No Brasil, a presidente Dilma Rousseff foi reeleita porque a maioria dos brasileiros quis que suas políticas progressistas continuassem. Mas, logo depois da reeleição, alguns membros da oposição de direita começaram a questionar os resultados da eleição. Ajudados pela mídia conservadora no Brasil, eles a acusaram de manipular o orçamento para pagar programas sociais. Mas, agora, eles levaram isso mais adiante, além de suas acusações, e a forçaram a sair temporariamente do cargo por meio do impeachment, e a colocando fora do poder enquanto esse processo [de impedimento] acontece.

O governo interino está implementando as mesmas políticas que foram rejeitadas pela maioria dos eleitores brasileiros: cortando programas sociais, cortando educação, cortando habitação, cortando saúde. Essas eram coisas que o povo [brasileiro] queria. É pelo o que eles votaram, e o governo interino mina a democracia negando essas coisas para as pessoas que votaram por elas.

Minha mensagem é simples: democracia importa. Votos importam. Em todo o mundo, estamos vendo direitistas tentando negar às forças democráticas seu poder legítimo, advindo de eleições que venceram. Na Inglaterra, nós vemos um esforço para minar os resultados do Brexit. Em Portugal, a mesma coisa aconteceu quando uma maioria de esquerda ganhou o Parlamento. E, aqui nos Estados Unidos, tem havido esforços para minar o presidente. Isso precisa terminar. A democracia importa.

(NOTÍCIAS AO MINUTO)

Artigo anteriorMinistro Marcos Pereira preside 274ª reunião do CAS, em Manaus
Próximo artigoDivulgada primeira foto da 7ª temporada de The Walking Dead

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui