
O deputado Luiz Castro (PPS) definiu, na sexta-feira (03), com o diretor de serviços gerais da Assembleia Legislativa do Amazonas, Heider Bayma e com representantes do Movimento de Catadores, a coleta do material descartado para ser entregue aos galpões de reciclagem de resíduos sólidos.
O objetivo é cumprir a Lei nº 249/2015, de autoria do parlamentar, que obriga os órgãos da administração estadual a destinar o material reciclável, às associações e cooperativas de catadores que atuam na coleta seletiva em Manaus.
Presidente da Comissão do Meio Ambiente da Aleam, Luiz Castro afirma que a Assembleia tem que começar dando o exemplo na aplicação da lei, destinando corretamente os resíduos descartados, e agregando a essa prática ambiental, a geração de trabalho e renda para os catadores de material reciclável.
O diretor de serviços gerais, Heider Bayma considerou a iniciativa positiva para garantir o aproveitamento do material descartado da Aleam (papeis, jornais, garrafas pet), que atualmente é destinado ao aterro sanitário. Inicialmente, será formada uma comissão para tratar da seleção e sensibilizar os funcionários a auxiliarem na separação do material que é descartado diariamente.
Uma nova reunião será realizada na próxima segunda-feira (6) para definir os passos seguintes, como o transporte do material até os galpões e a assinatura de uma parceria entre a Aleam e o Movimento de Catadores.
Participaram da reunião representantes regionais do Movimento Nacional de Catadores de Material Reciclável (MNCR), da Cooperativa de Catadores do Amazonas (Coopcamam) e das associações Nova Recicla, Recicla Manaus, Eco Recicla e Filhos de Guadalupe.