
Representantes de órgãos ligados aos transportes fluvial, rodoviário e aéreo na Amazônia discutem, amanhã, terça-feira (11), na Assembleia Legislativa do Amazonas, a proposta de criação da Secretaria Estadual de Transporte.
A Audiência Pública começa às 09h00, no auditório Senador João Bosco, e será coordenada pela Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade da Casa, que tem como presidente, o deputado Wanderley Dallas.

Foram convidados para a reunião a Superintendência de Transportes Urbanos de Manaus (SMTU), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Sindicato das Empresas de Transporte de Manaus (Sinetran), Capitania dos Portos e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), entre outros órgãos.
Na pauta, a necessidade de criar uma pasta específica para coordenar e fiscalizar ações no transporte de cargas e de passageiros. A ideia é organizar o setor e combater falhas, principalmente, relacionadas aos transportes fluvial e aéreo.
Aeródromos
No interior do Amazonas, muitos municípios não possuem aeroportos. Para combater o isolamento nestas localidades, foram criados aeródromos, que são pistas de pouso sem qualquer sistema de segurança.
Os aeródromos possuem pistas de barro e não oferecerem qualquer sistema de iluminação, radar, segurança ou comunicação, o que impede o tráfego durante à noite.
Já no transporte fluvial, o problema está relacionado ao funcionamento de portos que não dispõem de condições mínimas essenciais para segurança, o que facilita o tráfico de drogas e de pessoas.