
A equipe de investigação da Delegacia Especializada em Combate ao Furto de Energia, Água, Gás e Serviços de Telecomunicações (DECFS), da Polícia Civil do Amazonas, deflagrou hoje, sexta-feira (06), operação que identificou uma rede clandestina de distribuição de energia no Ramal do Areal, Comunidade Valparaíso, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.
De acordo com a autoridade policial, a ação confirmou denúncia feita às equipes da DECFS e de atendimento da concessionária Eletrobras Distribuição Amazonas, informando a existência de uma rede clandestina de energia que alimentava alguns imóveis no Ramal do Areal. Conforme o denunciante, o desvio estaria impedindo a regularização dos demais imóveis da localidade.
“Quando chegamos ao lugar indicado constatamos, juntamente com a equipe técnica da Eletrobras, a existência de uma rede elétrica de média tensão, com cinco postes e um transformador de 45 Kilovoltamperes (Kva), que não fazem parte da rede oficial da concessionária. A equipe técnica da Eletrobras verificou que a rede irregular foi feita com material desviado da concessionária”, argumentou o titular da DECFS.

Conforme Felipe Dias, foi identificado um morador da localidade que vendia o serviço de fornecimento de energia para os vizinhos, cobrando valores entre R$ 2 e 3 mil. Por estar ausente de Manaus, o homem será notificado para comparecer à DECFS para prestar esclarecimentos sobre o procedimento irregular, podendo ser indiciado por furto de energia elétrica e estelionato.
“Nesta ação confirmamos a veracidade da denúncia recebida e logramos êxito em desativar uma rede totalmente clandestina de fornecimento de energia, que gerava prejuízos para a concessionária, bem como trazia riscos para aqueles que a utilizavam. Após os serviços técnicos da concessionária, a rede clandestina foi desativada. Apreendemos no lugar 240 metros de cabos elétricos e o transformador”, concluiu Dias.