
Aliado incondicional de Wilson Lima (União Brasil), o deputado Roberto Cidade (União Brasil) é anunciado como pré-candidato a deputado federal e articula apoio ao pai, Roberto Maia Cidade para vaga dele na ALEAM
O atual presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), deputado estadual Roberto Maia Cidade Filho (União Brasil), e aliado incondicional do governador Wilson Lima (UB), começa a ser anunciado nos bastidores como pré-candidato à Câmara Federal nas eleições de 2026.
Até aí, nada de anormal. O que chamou a atenção foi a movimentação de bastidores para manter o seu pai, Roberto Maia Cidade, como herdeiro da presidência da Casa. Para isso, no entanto, ele terá de disputar uma vaga como deputado estadual, ser eleito e bem votado.
Quanto a sucessão na Aleam, evidente, depende do próximo governador do Amazonas, a ser eleito em 2026.
Hereditário
A estratégia familiar gerou repercussão nos corredores da Assembleia. Deputados estaduais que anteriormente demonstravam disposição em apoiar a candidatura de Roberto Cidade à Câmara Federal, agora avaliam com cautela a volta da ‘configuração hereditária’ de governar a Casa.
Para o deputado Wilker Barreto (Mobiliza) no entanto, é estratégia da família Cidade em nada implica no regimento interno da Casa, “mas é preciso combinar com os russos”.
As eleições no Amazonas, segundo o deputado, estão muito pavimentadas. Estão cantando as pedras por antecipação em um processo político eleitoral influenciado por governadores, senadores e famílias tradicionais, mas que haverá mudanças.
Presidência da Aleam
Otros deputados estaduais, certamente, planejam disputar cargos federais e apoio à presidência da ALEAM. Historicamente, o cargo tem sido um prêmio, a ser ofertado ao mais solidário nas campanhas eleitorais no Amazonas.
O anúncio pode até causar desconforto para uns e reavaliação de outros, no tocante ao apoio ao atual presidente da Casa Legislativa. O certo é que novos caminhos se abrem com a decisão para partidos de esqueda e de direita, neste processo.
Enquanto isso, Wilson Lima observa o desenrolar da articulação do seu principal aliado, sem dar opinião e nem dizer para que lado deve pender. A disputa promete ser acirrada, e os próximos meses devem definir não apenas os nomes que irão às urnas, mas também os rumos das alianças políticas que moldarão o cenário eleitoral de 2026 no Amazonas.
Com informação de José Victor – “freelancer” do Correio da Amazônia