
Em clima de descontentamento, aproximadamente 150 índios de 24 etnias, promoveram na manhã de hoje, quinta-feira (05), protesto em frente à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. O ato público realizado é contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 2015, que dita as novas regras para as demarcações de terras indígenas no País.
A concentração ocorreu na frente do espelho d’água, situado na entrada casa legislativa estadual. O grupo chamou a atenção das autoridades com danças e rituais, que segundo eles, os direitos indígenas não vêm sendo respeitados pelo governo federal.
No dia 27 de outubro deste ano, a PEC foi aprovada, o qual transfere do Poder Executivo a demarcação das terras indígenas a responsabilidade para o poder Executivo. Em caso de aprovação em dois turnos, o projeto seguirá para o Senado.
Após ato público, os índios das diversas etnias caminharam com faixas e cartazes pela avenida. Depois o grupo seguiu em três ônibus para participar da primeira Conferência Nacional de Política Indígenas – etapa regional, realizada no Studio %, bairro Japiim, Zona Sul da capital amazonense.
