Dia do professor ganha homenagem do Google com quadro escolar colorido

O dia do professor 2015, comemorado no Brasil nesta quinta-feira (15), ganhou uma homenagem animada do Google. Para celebrar os mestres, a logo do buscador foi substituída por um Doodle que remete a um quadro negro de escola, com cálculos de matemática, desenhos de átomos, planetas e até uma partitura de música – para celebrar todos os tipos de educadores. Em seu blog, a equipe do Google destaca a profissão como “uma das mais nobres e altruístas escolhas de todo o mundo”.


História

A origem da comemoração é muito antiga, e data desde 1827, quando Dom Pedro I instituiu um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil e garantiu que todas as cidades teriam suas “escolas de primeiras letras”. Mas, foi somente em 1947 que um professor de São Paulo, Salomão Becker, teve a ideia de criar uma data especial para celebrar os professores – o dia escolhido foi o mesmo de Dom Pedro I: 15 de outubro.

A escolha do dia também foi influenciada pela Igreja Católica, já que celebra-se também em 15 de outubro a Santa Teresa de Ávila, escritora e religiosa espanhola, que é Padroeira dos Professores. Becker, que ficou conhecido pela frase “Professor é profissão, educador é missão”, sugeriu a data por ser o dia em que professores e alunos de Piracicaba, sua cidade natal, traziam doces de casa para comemorar.

A data foi oficializada em 1963 e, desde então, é um feriado escolar. Neste dia, não há aulas nas instituições de ensino, e os alunos costumam enviar mensagens e cartões para desejar um feliz dia do professor aos seus mestres preferidos.

(Olhar Digital)

 

Artigo anteriorFórum discute protocolos integrados e prevenção de acidentes aéreos no AM
Próximo artigoAgência de risco Fitch corta nota do Brasil, mas mantém selo de bom pagador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui