‘Dia Internacional da Criança Desaparecida’, é lembrado na CMM

Vereador Luis Mitoso(PSD)/Foto: Tiago Correa

O vereador Luis Mitoso (PSD) fez menção ao 25 de maio, Dia Internacional  da criança desaparecida. Segundo ele, a data foi escolhida em memória ao desaparecimento do menino americano Etan Patz, de seis anos de idade. O episódio aconteceu em 1979, nos Estados Unidos.
A data ganhou proporções nacionais em 1983, quando o presidente Ronald Reagan proclamou o Dia Nacional da criança Desaparecida. Em 1986, o dia ganhou reconhecimento internacional. “Essa é uma data de luta, de enfrentamento. Infelizmente, no Brasil nós temos muitas crianças desaparecidas. Nossa principal intenção é sensibilizar a sociedade como um todo para ter mais cuidado com essas crianças, e se caso identifique alguma situação suspeita deve-se denunciar imediatamente”, esclarece o vereador Luis Mitoso.


A data é importante por que nos faz refletir, além de nos tornar vigilantes e atentos a esse tipo de situação, que é grave colocando em risco a vida e integridade física de crianças e adolescentes todos os dias. Muitas delas jamais são encontradas em razão da falta de informações e de respostas rápidas por parte das autoridades.
Tendo em vista essa situação, o vereador Mitoso elaborou o Projeto de Resolução nº 009/2014, que estabelece a criação de um link no menu do site da Câmara Municipal de Manaus (CMM) para veicular foto e breve descrição de pessoas desaparecidas. “A medida preconizada é mais uma contribuição desta Casa Legislativa aos cidadãos, seguindo o exemplo de outras Câmaras Municipais, visando disponibilizar informações em tempo real sobre desaparecidos, o que irá auxiliar a população a ter conhecimento das ocorrências e poder contribuir de forma mais rápida para a sua localização”, argumenta vereador Luis Mitoso.

Segundo o vereador, quanto maior a rede de informação, maiores são as chances de se encontrar um desaparecido. Isso mostra o quão importante é a articulação de ações visando notificar a população, aumentando a chance de que alguém possa rapidamente identificar o desaparecido ou, no caso de raptores, os responsáveis e notificar as autoridades.

“Espero que a nossa Câmara, adotando essa medida, amplie ainda mais os serviços que hoje disponibiliza aos cidadãos que diariamente frequentam o seu site institucional”, concluiu.

Artigo anteriorParintins decreta emergência e inicia socorro às famílias afetadas pela cheia
Próximo artigoLevy: Não há divergência com Barbosa sobre cortes no Orçamento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui