

No dia 22 de abril se comemora o “Dia Mundial da Terra” numa tentativa de chamar atenção da sociedade para os graves problemas ambientais enfrentados pelo nosso Planeta.
A data foi criada em 1970 pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, que organizou um protesto contra a poluição, em vista de um desastre ambiental petrolífero ocorrido em Santa Bárbara, na Califórnia.

Desde então, a data passou a constar do calendário ambiental mundial onde organizações e governos procuram criar compromissos de preservação do nosso planeta.
A Terra, nossa nave-mãe carrega hoje mais de 7 bilhões de passageiros, são 7 bilhões de pessoas que necessitam comer, beber, vestir etc, consumindo estoques de recursos finitos que lá na frente, farão falta as gerações futuras.
Hoje, mais do que nunca é o tempo certo para combatermos a degradação ambiental representada pela poluição dos nossos rios, da destruição nossa floresta, do nosso meio ambiente como um todo, esse é um dever do cidadão para com nossos filhos e netos que deverão herdar um planeta melhor do que nos recebemos.
O desenvolvimento sustentável é uma conceito que foi criado em 1987 e constou do Relatório Brundtland em cuja definição diz que: “É um desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades”, na execução desse conceito três pilares não necessários, o da sustentabilidade ambiental, da sustentabilidade econômica e da sustentabilidade social.
O Dia Mundial da Terra deve provocar nas pessoas e nos governos o sentido da urgência no trato da questão ambiental, ao mesmo tempo é uma ótima oportunidade para trabalhar o tema nas escolas, é nesse contexto que formam os cidadãos, onde a chance de prosperar a boas iniciativas ambientais são grandes e reais.
As mudanças climáticas chegaram para ficar e vão impactar a todos, os eventos climáticos extremos como tempestades tropicais, cheias dos rios ou vazantes extremas, calor intenso ou frio excessivo nas diversas regiões do País farão parte do nosso dia-a-dia com intervalos cada vez menores e os danos serão cada vez maiores, a recuperação dos desastres ambientais levam anos, a natureza tem um ciclo de recuperação lento quando comparado com as necessidades dos humanos.
Não bastam as iniciativas das organizações do terceiro setor, cada um de nós, no trabalho, na instituições de educação, no ambiente de lazer temos que demonstrar nosso comprometimento com ações que se traduzam em benefícios ao meio ambiente, para isso, cada gesto, cada ação conta, tudo o que fazemos causa impacto, é necessário exercitar nosso ativismo autoral, seja para mudar as pessoas, seja para mudar a micro ambiente da nossa casa ou do nosso trabalho.
Seja você um agente da mudança.(George Dantas – ambientalista)




