Dia Mundial do Meio Ambiente: FAS realizará programação com atividades gratuitas

Foto: Reprodução

Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na próxima segunda-feira, 5 de junho, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) promoverá uma ampla programação durante todo o mês, com atividades em diversos locais em Manaus e em Unidades de Conservação (UCs) do Amazonas.


Intitulada “Amazônia Viva é uma Amazônia limpa”, a campanha da FAS se conecta ao tema do combate à poluição plástica, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia do Meio Ambiente deste ano, e reforça que a instituição conhece as soluções para perpetuar a Amazônia viva, combater a poluição e manter o meio ambiente limpo.

“A FAS, ao longo de seus 15 anos de história, já demonstrou expertise em soluções voltadas à educação ambiental, iniciativas de descarte correto, monitoramento ambiental, fortalecimento das comunidades ribeirinhas e indígenas, entre outras ações.

Por isso, a nossa programação voltada para o Dia Mundial do Meio Ambiente vai abranger tudo isso. Afinal, a Amazônia é um tesouro valioso que devemos conservar, não apenas por seu valor intrínseco, mas também por sua contribuição para a saúde e o equilíbrio do nosso planeta. Proteger a Amazônia é essencial para garantir um futuro sustentável para toda a humanidade”, comentou o superintendente-geral da FAS, Virgilio Viana.

Foto: Reprodução

Atividades no interior

Nos dias 5 e 6 de junho, os Núcleos de Inovação e Educação para Desenvolvimento Sustentável (NIEDS), coordenados pela FAS em comunidades ribeirinhas do interior do Amazonas, receberão ações de plantio de árvores e de sistemas agroflorestais (SAFs), sessão de cinema, oficina de agroecologia, palestra sobre resíduos sólidos e visitas de escolas municipais aos núcleos.

As atividades contemplarão jovens e crianças de comunidades nos municípios de Itapiranga, Iranduba, Uarini, Novo Aripuanã e Carauari.

Além disso, nos dias 20 e 23 de junho, haverá ainda a inauguração das “Casinhas de Leitura” em comunidades do interior do Amazonas. No dia 20, a inauguração acontece das 14h às 17h, na comunidade Punã, localizada entre os municípios de Tefé e Uarini, e no dia 23, das 8h às 12h, na comunidade Três Unidos, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro.

Já de 24 a 26 de junho, acontecerá uma nova edição das Olimpíadas da Floresta, com centenas de jovens de 14 comunidades do entorno do município de Fonte Boa, na comunidade Boa Frente.

Foto: Reprodução

Live e palestra

No dia 15 de junho, será realizada uma oficina sobre saúde e meio ambiente, das 8h às 14h, para os funcionários do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM).

No dia 29 de junho, às 16h, acontecerá o webinar “Como eliminar o lixo plástico dos rios da Amazônia”, com a mediação do superintendente-feral da FAS, Virgilio Viana. O evento abordará o combate à poluição plástica, tema do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2023, no contexto dos rios amazônicos. A transmissão será feita pelo canal do Youtube da FAS (youtube.com/fasamazonia).

Exposições e oficinas no Manauara

Durante o mês, o Manauara Shopping receberá duas exposições da FAS e uma série de oficinas para professores e estudantes. Do dia 7 ao dia 30 de junho, o Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam) receberá a exposição “Gotas de Saberes, Rios de Mudanças”, com fotografias do projeto de educação ambiental Escola D’Água Brasil (Swarovski Waterschool). A abertura da exposição acontecerá no dia 7, às 14h (horário de Manaus).

No mesmo local, serão realizadas diversas atividades para estudantes e professores da rede pública municipal de ensino, incluindo as oficinas infantis “Brincando com os Pequenos Curupiras”, nos dias 7 e 20 de junho, e uma oficina para professores no dia 21, sobre saúde. Além disso, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participarão da “Oficina dos Sonhos” no dia 22, e de uma roda de conversa sobre a Amazônia, no dia 23 de junho.

A programação no Ecam é apoiada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e Manauara Shopping. Já no piso superior, do dia 20 de junho ao dia 9 de julho, o shopping também exibirá a exposição fotográfica “A FAS faz”, que destaca os principais resultados da instituição em seus 15 anos de trabalho pela conservação ambiental.

Homenagem

No dia 16 de junho, às 17h, a FAS realizará uma homenagem ao juiz do Tribunal de Justiça do Amazonas, Adalberto Carim, que faleceu em 2022. Carim era titular da Vara de Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa) e realizou várias ações positivas em defesa do meio ambiente.

Inauguração de laboratório de reciclagem

No dia 30 de junho, encerrando as comemorações do mês, será inaugurado o Laboratório de Reciclagem de Resíduos Plásticos, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Coca-Cola Brasil.

O laboratório está localizado na sede do projeto de Restauração Ecológica e Urbanização Sustentável na Amazônia (Reusa), no bairro Redenção, e tem como objetivo beneficiar os moradores do local, oferecendo artesanato feito a partir de produtos reciclados e promovendo outras atividades em prol do meio ambiente e da geração de renda.

Feira na Ronsebaum

Além disso, de 8 a 11 de junho, acontecerá a “Feira na Rosenbaum” na sede da FAS, que reunirá artistas e designers independentes, apresentando criações autorais com identidade brasileira ao público.

Concurso de vídeos

Encerrando a programação, ao longo do mês as inscrições para um concurso de vídeos estarão abertas para jovens de comunidades ribeirinhas e indígenas que fazem parte do projeto da FAS denominado ‘Repórteres da Floresta’.

Os jovens poderão submeter vídeos curtos voltados para redes sociais com o tema “Meio Ambiente” entre os dias 5 de junho e 5 de julho. Os três vídeos mais criativos serão premiados.

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Em 2023, a instituição completa 15 anos de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021.

Artigo anteriorMotorista de aplicativo morre após carro cair dentro de igarapé em Manaus
Próximo artigoConsórcio visa captar recursos para as prefeituras

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui