Dicas de como acelerar o crescimento dos cabelos

Foto: Divulgação

De acordo com a ciência, a genética é a maior responsável pelo crescimento e tamanho dos cabelos. Algumas pessoas realmente possuem genes que contribuem na conquista do sonhado cabelão. Porém, existem alguns hábitos que contribuem e muito para que você alcance o maior tamanho de cabelo que a sua genética permite.

Um exemplo disso é quando uma pessoa tem o cabelo descolorido ou colorido com tintura e relata que a raiz cresce muito rápido, porém não vê diferença no comprimento do cabelo. E é isso que acontece com muitas pessoas: o cabelo cresce na raiz, mas quebra nas pontas. Mas através de determinados cuidados e tratamentos é possível fazer com que esse crescimento chegue até as pontas.

Então, como acelerar o crescimento dos cabelos?

1 – Lavar o cabelo regularmente

O crescimento dos fios diz muito sobre o couro cabeludo também. O couro cabeludo precisa estar sempre limpo, apenas com a oleosidade realmente necessária para nutrição dos fios. Por isso, lave o seu cabelo com frequência se realmente deseja que ele cresça.

2 – Evitar fontes de calor

Fontes de calor como secador, chapinha e babyliss podem ser muito prejudiciais ao crescimento dos fios se forem usadas com frequência. Por isso, tente evitá-las ao máximo, deixando seu uso mais reservado para o final de semana ou para eventos específicos.

3 – Massagear o couro cabeludo

Muitas pessoas investem em tônicos que prometem acelerar o crescimento do cabelo, mas não se atentam para uma etapa tão importante quanto: a massagem do couro cabeludo. Ela é fundamental para aumentar a circulação, o que incentiva o crescimento dos fios.

4 – Cuidar da alimentação

A alimentação também é outro fator importantíssimo no crescimento dos fios, afinal, tudo em nosso corpo acontece de dentro para fora. Mantenha uma dieta equilibrada e garanta todas as vitaminas necessárias através de frutas, verduras, legumes e fontes de proteínas.

5 – Fazer um cronograma capilar para crescimento

A diferença de um cronograma capilar para crescimento e um cronograma comum, é o foco no shampoo com ativos fortalecedores, como biotina, café e rícino. Procure essas informações na embalagem do shampoo para escolher o melhor para auxiliar no seu cronograma.

Além do shampoo, a etapa de umectação também é fundamental para o cronograma focado em crescimento. Nesse caso, o óleo mais recomendado é óleo de rícino, que é rico em propriedades antioxidantes, ácidos graxos (como o ômega 6 e ômega 9) e vitamina E. Você pode deixar agir por duas horas ou fazer uma umectação noturna.

Para a etapa de reconstrução, é importante utilizar produtos com proteínas, aminoácidos e colágeno. Mas é importante cuidar para não exagerar nessa etapa, dando um intervalo mínimo de 15 dias entre cada reconstrução.

O tempo recomendado para seguir o cronograma é de 30 dias, podendo repetir o cronograma por até seis meses, afinal, o cabelo cresce em torno de 1 a 1,5 cm por mês, então, por quanto mais tempo conseguir seguir o cronograma, melhor.

Por último, mas não menos importante, é preciso manter o corte do cabelo em dia. Não adianta tentar manter as pontas que já estão duplas e quebradiças, isso impedirá até mesmo a melhor visualização do crescimento dos fios. Não fuja da tesoura durante esse período, mas corte sempre o mínimo necessário.

Com essas dicas, em poucos meses você verá o seu cabelo crescer forte e saudável!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui