

“Memórias de chumbo – O futebol nos tempos do Condor no Brasil” é um documentário produzido pelo jornalista e historiador Lúcio de Castro, que faz parte de uma série documental que destina-se a falar das ditaduras militares em quatro países da América alatina: Brasil, Argentina, Chile e Uruguai.
O episódio da série que fala sobreo Brasil relata a história brasileira dos anos dourados, final da década de 1950, até os anos de chumbo, de 1964 a 1985. No filme, é descrito como o regime militar usava a paixão brasileira, o futebol, para manipular e controlar a sociedade.
O filme faz um retrato histórico da época e mostra como os ideais de líderes como Che Guevara corriam pelo mundo e como os governos contrários, principalmente o estadunidense, articulavam intervenções ditatórias em outros países da América Latina para combater o comunismo.

Após o Governo de Juscelino Kubitschek, João Goulart (Jango) assumiu a Presidência do Brasil, porém, com a desculpa de combater a instalação de um governo comunista e do Brasil virar uma nova Cuba, os militares se articularam e aplicaram o golpe militar, dando inicio aos anos mais sombrios da história brasileira, conhecidos como os “anos de chumbo”.
O documentário destaca como o governo militar, durante os anos de chumbo, usava o futebol para controlar as pessoas. O governo percebeu que o futebol tinha um imenso potencial de propaganda, portanto, era um instrumento poderoso que deveria servir aos interesses dos militares.
O Filme: http://goo.gl/hcLvo6
Vídeos e fotos da época são apresentados no filme para reforçar o controle e poder que o governo tinha sobre a sociedade. Depoimentos de historiadores assinalam a manipulação feita principalmente durante o período do primeiro presidente militar, Castelo Branco, através das propagandas e apresentações com a seleção brasileira de futebol.