
Oséias Pereira de Brito, vulgo ‘Macaco’, de 32 anos, e um adolescente de 27, conhecido como ‘Babidí’, foram detidos pelo 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Coari, município distante 363 quilômetros de Manaus. A dupla faz parte de uma quadrilha envolvida em roubos nas estradas Itapéua e Mamiá.
Com a dupla os policiais militares apreenderam um revólver calibre 38 com uma munição intacta; duas espingardas calibre 16 com duas munições intactas; uma espingarda calibre 20; uma espingarda calibre 32; um simulacro de arma de fogo; quatro celulares e 04 quatro terçados e duas Motocicletas roubadas.

De acordo com o aspirante Thiemmy Brito, do 5° BPM, a prisão dos criminosos ocorreu na manhã de quarta-feira, após os policiais militares realizarem campana na mata, na estrada Coari-Itapéua. A equipe já tinha recebido informações que a quadrilha já tinha expulsado moradores de um sítio no Ramal do Areal, na estrada Coari-Mamiá, para que a casa pudesse ser ocupada pelos infratores.
Após, uma longa e difícil caminhada na estrada e pela mata, os policiais conseguiram fazer o cerco a uma das residências ocupadas pela quadrilha. Entretanto, parte da quadrilha que estava em outra casa conseguiu se evadir após trocar tiros com a polícia.
A dupla informou para a polícia, que os fugitivos se tratam dos infratores conhecidos como ‘De Menor’ e outro conhecido como ‘Charles’, este último detento da Unidade Prisional de Coari que cumpre pena no semiaberto e usa seu tempo livre para roubar sítios e residências nos bairros Grande Vitória, Liberdade e Nazaré Pinheiro.

A quadrilha vinha agindo há meses nas estradas, sendo seus membros suspeitos de pelo menos dois homicídios. O primeiro sendo de um funcionário de uma padaria, morto durante à noite na estrada Coari-Itapéua.
A segunda morte, sendo de um menor identificado como ‘Elton’, que fazia parte da quadrilha de ‘Charles’. O jovem foi morto em possível desentendimento com outros membros do bando. O corpo do adolescente foi encontrado em um ‘lixão’, cujo local foram encontrados outros três corpos de criminosos que roubavam residências no período noturno.
Para o Major Pedro Moreira, comandante do 5° BPM de Coari, a prisão desses infratores vai trazer paz aos moradores dos bairros Grande Vitória e Liberdade, além dos usuários e moradores das estradas que conviviam com medo dos ataques da quadrilha.
Ainda para o comandante, esta prisão demonstra também o alto grau de profissionalismo e comprometimento dos policiais militares que não mediram esforços para efetuar a quadrilha, buscando informações ao longo do mês e seguindo no encalço dos infratores mesmo em condições bastante adversas.
A Polícia Militar continua em busca de ‘Charles’ e ‘De Menor’ e espera em breve retirar os criminosos de alta periculosidade de circulação. Oséias e o adolescente foram apresentados na 10ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) ao Delegado Barradas Júnior para as providências cabíveis.