Educação, Amazonas, lembranças e contribuições – por Professor José Melo

Professor José Melo inaugurando escolas em Borba - foto: recuperada

Quero compartilhar com todos os senhores e senhoras as lembranças de quando estive à frente das decisões do processo educacional no Amazonas. De quando tive a honra de ser Secretário de Estado da Educação por duas vezes -, de 1989 a1991 e de 1995 a 1998 – e de 1993-1994, como Secretário Municipal da Educação em Manaus.

Nesta época, eu estava ao lado do então governador Amazonino Mendes, quando ele criou a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), o maior de todos os seus feitos.

Professor José Melo entre alunos no município de Borba – foto: destaque/recuperada

Da mesma forma, tive a honra de participar do Programa de Formação de Professores (PROFORMAR), que é desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e que possibilitou a formação dos nossos professores na capital e interior.

Participei do Reescrevendo o Futuro, que foi criado para erradicar o analfabetismo no Amazonas e que deu a oportunidade única de alfabetizar os adultos, sobretudo no interior.

Participei também da elaboração da Lei do Plano de Cargos Carreiras e Salários do magistério, das promoções horizontais e verticais. Vi nascer as Escolas de Tempo Integral, o benefício do fardamento escolar – lançado quando Amazonino era governador.

Então governador José Melo inaugurando a primeira das quatro escolas que tem gerência da PM em Manaus – foto: recuperada

Fiquei gratificado com o gesto de fornecer a merenda escolar regionalizada, os kits escolar – com materiais de limpeza, esportivo, de consumo. Acompanhei o programa de manutenção e revitalização das escolas, a criação das escolas da Polícia Militar CMPM, a concessão do ticket Alimentação, do Plano de Saúde, da melhoria da gratificação por gestão.

Sou muito agradecido a Deus por ter permitido esses acontecimentos na minha vida, pois, amo a Educação, acreditando que só ela pode transformar a vida das pessoas, da sociedade!… Também, amo o Amazonas e todas as pessoas que conheci e que ainda venho conhecer na minha longa jornada de vida…

Professor José Melo 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui