Elcoa copia ‘malvadeza dos coreanos da Samsung’ mas se dá mal na Justiça

Fábrica da Elcoa, da Samsung e Valdemir Santana no Polo Industrial de Manaus - foto: recorte

A empresa Elcoa Industria e Comércio Ltda., que fabrica cabos de celulares no Polo Industrial de Manaus (PIM) e, que tem a Samsung da Amazônia como principal cliente e espelho, foi multada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-11ª Região), por causar prejuízos e danos aos seus funcionários desde 2020.

A Elcoa não paga plano de saúde, não dá auxílio creche, fornece comida de péssima qualidade, paga salário abaixo do piso da categoria e pratica uma série de irregularidades, contrário ao que diz a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), assinada pela própria diretoria da empresa.

Os problemas da Elcoa são idênticos aos que a própria Samsung tem provocado no Polo Industrial de Manaus (PIM), com a terceirização e contratação de temporários, pagando péssimos salários e descumprindo as Leis Trabalho, mas sempre com o Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal), no seu encalço ao ponto de eles pedirem trégua.

Aluna mal aplicada

Mas a Elcoa parece que faltou às aulas dadas pelos ‘coreanos malvados da Samsung’. Tanto assim, que o escritório jurídico dos advogados Thiago Medeiros e Samuel Alves Resende, ganhou ação junto Tribunal Regional do Trabalho (TRT – 11ª Região), que condenou a empresa ao pagamento de multas em vários processos, através da decisão da Juíza titular do Trabalho, Mônica Silvestre Rodrigues.

Processos antigos

De 2020 para 2021, a Elcoa acumulou uma grande quantidade de processos que estão sendo respondidos nas barras da justiça. A maioria deles, por atraso de pagamento dos funcionários ou pagamento abaixo do piso salarial, rescisões indiretas e outras.

Então, a Samsung, que já responde por uma série de irregularidades aos sub escravizar os seus trabalhadores, com terceirizações e temporários recebendo salários mínimos e sem direito a nada, leva a sua fornecedora pelo mesmo caminho da baixa idoneidade, mas não garante a ela a defesa jurídica.

Veja a lista de processos:

ação 2

Ação do TRT:

Alcoa copia ‘malvadeza dos coreanos da Samsung' mas perde na justiça

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui