
“Eleições serão realizadas com paz e segurança”, essa foi a fala do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin. O dirigente informou que a Justiça Eleitoral irá realizar eleições em outubro e irá diplomar os eleitos até 19 de dezembro.
Fachin ainda assegurou o empenho da Corte Eleitoral na condução do pleito deste ano. A afirmação foi feita durante entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (29) no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Curitiba (PR).
O presidente do TSE defendeu o compromisso da Justiça Eleitoral com a realização de eleições justas, seguras, auditáveis e livres de fraudes. Comentando sobre a recente declaração em defesa da integridade e confiabilidade do sistema eletrônico de votação que é adotado no Brasil por parte dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Edson Fachin apontou que quem propaga discurso contra as eleições não está interessado na democracia nem na paz social. “Quem esteja interessado na democracia não difunde informação [falsa], não incita a violência, não incita a desobediência quanto ao resultado do escrutínio popular”, disse.
O ministro explicou que as eleições são como um campeonato de futebol, no qual não há time que comece a jogar com o troféu garantido. De acordo com ele, essa conquista só acontece ao longo do processo, no campo da política. E, por mais que alguns jogadores levantem a voz contra os árbitros e exijam uma intervenção descabida na partida, os juízes não jogam e também não fazem parte da torcida.