Em depoimento, Ricardo Pessoa diz que Paulinho da Força recebeu propina

Paulinho da Força teria recebido propina, segundo delator/Foto: Divulgação

O delator da operação Lava Jato, o dono da UTC Engenharia, Ricardo Pessoa, disse em depoimento ao juiz Sérgio Moro, que repassou valores ao deputado federal, Paulinho da Força (SDD-SP). De acordo com o colaborador, os valores foram repassados como doações oficiais nas campanhas de 2010 e 2012.
Pessoa participou de audiência, hoje, quinta-feira, como testemunha de acusação em ação penal relacionada a 26ª fase da operação Lava Jato. O processo possui 12 réus – entre eles, o executivo da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, o marqueteiro do PT, João Santana, a esposa dele, Mônica Moura, e o ex-tesoureiro do partido, João Vaccari Neto.


Durante a audiência, o delator ainda comentou que fez pagamentos ao ex-deputado Valdemar Costa Neto (PR). Ricardo Pessoa explicou que os valores foram entregues como uma estratégia para manter um relacionamento dentro do Ministério dos Transportes.

Ricardo Pessoa também disse que pagava propina desviada de contratos da Petrobras diretamente na conta do Partido dos Trabalhadores, a pedido do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto.

Na mesma ação, prestaram depoimento nesta quinta-feira ex-diretor financeiro da UTC engenharia, Walmir Pinheiro e o lobista e ex-executivo da empreiteira Engevix, Milton Pascowitch.Como todos são delatores e já prestaram diversos depoimentos, apenas reafirmaram o esquema de corrupção dentro da Petrobras.

Outras testemunhas do Ministério Público Federal serão interrogadas na semana que vem. Em seguida, começam as audiências com testemunhas de defesa.

A 26ª fase, a Operação Xepa, investiga um setor interno da empreiteira Odebrecht que teria sido utilizado para pagamento de propina em obras em diversos setores, incluindo projetos da Petrobras.

A investigação revelou que a empreiteira tinha funcionários especialmente dedicados ao setor de contabilidade paralela que distribuiu, pelo menos, 60 milhões de reais em propina entre mais de 20 pessoas.(UOL/Paraná Portal)

Artigo anteriorHomem morre em hospital de Manaus, após sofrer espancamento
Próximo artigo´Seminário sobre Meio Ambiente´, reúne especialistas no TCE-AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui