
A visita do embaixador do Reino Unido, Alexander Ellis, a Manaus deverá servir de oportunidade para o Amazonas estreitar parcerias comerciais e melhorar a imagem da sua capital junto ao público dos oito países europeus que virão jogar a primeira fase da Copa do Mundo na cidade, disse o vice-governador do Amazonas, José Melo, que acompanhou visita de Ellis à Arena da Amazônia, juntamente com o governador Omar Aziz e o prefeito de Manaus.
Melo lembrou que o Amazonas está preparando uma campanha publicitária para promover as principais atividades pitorescas e festas do calendário oficial, como o Carnaboi, Festival Folclórico de Parintins, Festival Amazonas de Ópera, Amazonas Film Festival, Boi Manaus, entre outras. Além da Inglaterra, os dois curtas-metragens de cinco minutos, segundo o vice-governador, serão veiculados na Itália, Suíça, Portugal, Estados Unidos, Honduras, Croácia e Camarões.
“Além dessas capitais, o trabalho promocional vai percorrer também as 11 cidades-sedes, como forma de atrair mais turistas para o Estado. A ideia é ampliar o fluxo turístico em curto ou médio prazo na região. O investimento total dessas ações de promoção turística totaliza R$ 10 milhões, com recursos do Estado e do governo federal”, completou.
Para Ellis, a visita serviu para dirimir o ‘mal-estar’ causado após as declarações do técnico da seleção britânica Roy Hodgson publicadas no tradicional jornal inglês The Guardian, no início de dezembro do ano passado, em que criticou duramente a cidade pela falta de infraestrutura e pelo clima quente e úmido. “O clima tropical de lá é um problema para todos: argentinos, chilenos e colombianos. Não sou um expert na região, mas, tendo em vista o que as pessoas me disseram, Manaus é a sede a ser evitada. As chances aumentam se você conseguir condições climáticas mais agradáveis. Prefiro pegar o ‘grupo da morte’ a jogar em Manaus”, destacou o treinador.
Sobre essas declarações, o embaixador foi sucinto em afirmar que sua visita é um estreitamento de amizade entre as duas regiões. “Vamos virar essa página e fazer um novo capítulo na história entre as duas nações”, finalizou.
A expectativa do Estado é de que o fluxo turístico durante a Copa do Mundo cresça em torno de 15%, a partir da chegada de pelo menos 80 mil visitantes nos quatro dias de jogos. Os dois vídeos promocionais da marca Amazonas serão veiculados em emissoras de televisão e nas redes de cinema de todo o país.