Emenda visa garantir manutenção da ZFM na Reforma Tributária

Zona Franca de Manaus (ZFM) - Foto: Reprodução

Para garantir as vantagens comparativas e competitivas da Zona Franca de Manaus (ZFM) diante da Reforma Tributária, foi protocolizada, na Câmara dos Deputados, emenda à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019. O projeto prejudica o modelo econômico do Amazonas, uma vez que ao unificar todos os impostos, vai acabar com as vantagens comparativas que garantem a manutenção das empresas, empregos e arrecadação pública do Amazonas.


A emenda foi registrada pelo deputado federal José Ricardo (PT/AM), com o apoio de toda a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT).

Caso aprovada, a PEC nº 45/2019 criará novos impostos e tributos aos modelos econômicos brasileiros. Além disso, deixa claro que, sobre nenhuma hipótese, haverá concessões, isenções ou benefícios à qualquer Estado, pois atingirá gravemente a ZFM.

A proposta de José Ricardo assegura que essa regra não se aplique ao Amazonas, garantindo a isenção desses novos impostos, tarifas ou tributos à ZFM, o fortalecimento e a manutenção do modelo econômico e que somente por meio de lei federal poderá ser modificados os critérios que disciplinaram ou venham a disciplinar a aprovação dos projetos na Zona Franca de Manaus.

Texto Correio da Amazônia

Artigo anteriorO futuro dos estudantes brasileiros no mundo da Inteligência Artificial
Próximo artigoWilson Lima destaca potenciais do AM no Fórum de Investimentos do Brasil 2019

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui