Emissão de Certidão de Antecedentes Criminais cresceu 4,2% em 2019

Foto: Divulgação

A emissão da Certidão de Antecedentes Criminais cresceu 4,2% no Amazonas em 2019, conforme informações do Instituto de Identificação Anderson Conceição de Melo, do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC). Em 12 meses foram expedidos 31,9 mil documentos, contra 30,6 mil em igual período de 2018.


Por mês, são emitidas 2,6 mil certidões, em média. De acordo com o gerente criminal do Instituto, Lindomar Fernandes Correia, em períodos de convocações de concursos públicos de grande porte essa média sobe para até 4 mil emissões mensais.

Emitida gratuitamente, a certidão é um documento que aponta para a existência ou inexistência de registros criminais de alguém. A consulta é feita a diversos bancos de dados, como das Polícias Civil e Militar, e do Tribunal de Justiça do Amazonas. Vale destacar que a ficha criminal não consta no documento.

Em geral, o documento é solicitado por empresas ao contratar funcionários, por órgãos públicos ao convocar aprovados em concursos e até mesmo por consulados para quem vai realizar viagens internacionais.

Foto: Divulgação

No interior do estado, municípios como Presidente Figueiredo e Parintins estão entre os maiores solicitantes, com cerca de 500 documentos por mês.

Como solicitar – Para solicitar o documento, é necessário preencher um requerimento disponível nos Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e nas unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs), ou ainda na sede do Instituto de Identificação, na avenida Pedro Teixeira, ao lado da Delegacia Geral, na zona centro-oeste de Manaus.

O solicitante deve apresentar uma cópia legível de qualquer documento oficial com foto. O prazo para a entrega da certidão é de três a cinco dias úteis e tem validade de 90 dias. No Amazonas, a solicitação e a expedição da certidão ocorrem de forma presencial.

Moradores de outros estados – Quem já morou no Amazonas e reside atualmente em outros estados, pode solicitar a certidão por meio do e-mail [email protected]. O solicitante deverá enviar cópia legível do documento de identificação informando o motivo da solicitação.

Artigo anteriorÁrvores mortas são removidas para substituição de espécimes
Próximo artigoA chuva não causa destruição nos Estados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui