Empresa de pescado é multada em R$ 5 milhões por exportação ilegal de pirarucu

Foto: Divulgação/Ibama

Uma empresa de pescado foi flagrada com 10 mil quilos de pirarucu sem a devida licença para exportação durante uma operação conjunta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ​​(Ibama) e da Receita Federal em Assis Brasil, no Acre. A multa aplicada foi de R$ 5 milhões.


O pirarucu (Arapaima gigas), espécie listada no Anexo II da Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites), exige uma licença específica do Ibama para exportação. A empresa não possuía a documentação necessária no momento da fiscalização.

Foto: Divulgação/Ibama

Além da apreensão do produto, que foi feito ao programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc), para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social, a empresa foi multada por não cumprir as normas regulamentares.

A operação destaca a importância da fiscalização rigorosa para a proteção das espécies ameaçadas e o cumprimento das normas internacionais de comércio. A superintendente do Ibama no Acre, Melissa de Oliveira Machado, afirmou que os agentes continuam vigilantes para garantir a preservação da fauna brasileira e o respeito às leis ambientais.

Fonte: Ibama

Artigo anteriorDavid Almeida anuncia novos nomes para as secretarias municipais
Próximo artigoDia 31 de dezembro é feriado? O que diz a lei e quais os direitos do trabalhador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui