
O empresário José Ronan de Paiva, de 58 anos, foi assassinado com um tiro nas costas, durante uma tentativa de assalto, na noite desta quarta-feira (19), por volta das 20h, na Rua 3, bairro Nova Esperança, Zona Oeste de Manaus.
Segundo testemunhas, a vítima estava em companhia de uma mulher, não identificada, consumindo bebidas alcoólicas, na Rua José Augusto de Queiroz, esquina com a Rua José Fortuoso, quando dois homens chegaram a pé e anunciaram o assalto.

O empresário que dirigia um veículo Hyundai, cor branca, placa PHF-7877, empreendeu fuga, mas acabou sendo atingido com um tiro nas costas, vindo a perder a direção do carro na Rua 3, após bater no muro de uma pizzaria. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas a vítima não resistiu ao ferimento e morreu no local.
Após o crime, a dupla fugiu e a mulher deixou o carro calmamente, que ainda teria tentado levar pertences do empresário antes da chegada da polícia. O local chamou atenção de moradores e a via foi interditada pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans) para os trabalhos da polícia.
A perícia criminal do Instituto de Criminalística (IC) realizou os procedimentos e confirmou um tiro nas costas da vítima. Dinheiro e um celular do empresário foram recolhidos para análise de perícia. Nenhuma cápsula foi encontrado na cena do crime.
A ocorrência foi atendida inicialmente pela 19ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) e o caso será investigada pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).
Lamentável denegrir a imagem de uma pessoa que só fazia o bem. Ele jamais ficaria com uma mulher em um bar consumindo bebida alcoólica. Era um pai de família dedicado, um homem exemplar!