
Ao menos 14 nomes ligados a empresas de comunicação brasileiras estão nos Panama Papers, divulgou neste sábado (7) o UOL. Entre os envolvidos no esquema de envio de dinheiro a offshores criadas pela firma Mossack Fonseca, estão o apresentador Carlos Massa, o Ratinho; Paula Marinho, neta de Roberto Marinho; José Roberto Guzzo, colunista da revista Veja; e Ruy Mesquita Filho e Walter Fontana Filho, ambos dirigente do jornal Estado de S. Paulo.
Outros nomes que aparecem envolvidos no caso são o a dona da TV Verdes Mares, Yolanda Vidal Queiroz; um sócio do grupo Bloch, antigo dono da TV Manchete, Pedro Jack Kapeller; o ex-senador João Tenório, dono da TV Pajuçara, em Alagoas; e o sócio das TVs Studio Vale do Paraíba e Jaú, Antonio Droghetti Neto.
A lei do Brasil permite a qualquer cidadão ter uma empresa num paraíso fiscal. É necessário, no entanto, que a operação esteja registrada no Imposto de Renda do proprietário. Quando há envio de dinheiro para o exterior, é também obrigatório informar ao Banco Central sobre a operação em casos que superem o equivalente a US$ 100 mil.
A série dos Panama Papers começou a ser divulgada no início de abril deste ano. No Brasil, participam da cobertura o blog Fernando Rodrigues, do UOL, o jornal Estado de S. Paulo e a emissora RedeTV!.
(NOTÍCIAS AO MINUTO)