Encceja abre inscrições para provas de certificação dos Ensinos Fundamental e Médio

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

O método para obter a certificação dos ensinos Fundamental e Médio mudou. Como a partir deste ano a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não servirá mais para esta finalidade, agora será por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que acontece em todo o País no dia 8 de outubro. No Amazonas, além da capita, as cidades de Humaitá, Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo e São Gabriel da Cachoeira realizarão os exames. As inscrições são gratuitas e iniciam a partir das 10h do dia 7 de agosto e seguirá até as 23h59 (horário de Brasília) de 18 de agosto.


O exame é composto por quatro provas objetivas, com 30 questões de múltiplas escolhas e uma redação. As provas serão aplicadas em dois turnos e vai conter requisitos básicos de tudo que é passado nas escolas para os ensinos Fundamental e Médio. Poderão participar das provas pessoas com no mínimo 15 anos completados na data da prova para o Ensino fundamental. E para o Ensino Médio os interessados devem ter no mínimo 18 anos completados até a data da prova.

As competências das provas do Ensino Fundamental serão avaliadas nas disciplinas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, matemática, história, geografia, ciências da natureza e redação. E para o Ensino Médio são: ciências humanas e da natureza, línguas portuguesa e estrangeira, matemática, literatura, história, geografia , filosofia, sociologia, química, física, biologia e redação.

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

HORÁRIO DAS PROVAS

As provas serão aplicadas em dois turnos, para os candidatos do Ensino Fundamental, quanto para o Ensino Médio. Abertura dos portões será às 7h com fechamento às 7h45 e o início das provas às 8h, com quatro horas de duração. No turno vespertino, os portões abrem às 13h30 com fechamento as 14h15 e início das provas às 14h30, com cinco horas de duração. Toda a programação será no horário de Brasília.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela Internet, no site: http://portal.inep.gov.br/encceja. É preciso ter em mãos os números do CPF e RG, o candidato deve declarar no ato da inscrição se precisa de atendimento específico (caso possua alguma deficiência, audiovisual, física ou intelectual) e qual seu propósito declaração de proficiência, a certificação de conclusão de ensino que está buscando, provas as quais deseja certificação e a Secretaria Estadual de Ensino ou instituto federal onde deseja solicitar o certificado de conclusão ou declaração parcial de proficiência.

Os participantes que declararem a necessidade de atendimento específico, que tenham autismo, baixa visão, cegueira, déficit de atenção, deficiência auditiva, deficiência física, deficiência intelectual, discalculia, dislexia, surdo-cegueira, surdez e visão monocular, terão que comprovar com laudo completo com: nome, diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e o código correspondente a Classificação Internacional de Doença (CID 10), assinatura, o carimbo, e a identificação do médico com o respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). O laudo deve ser legível estar salvo em formato PDF, PNG ou JPG e ter tamanho máximo de 2MB, serão aceitos apenas documentos enviados durante o período de inscrições.

O candidato travesti ou transexual que deseja ser atendido pelo seu nome social deve solicitar o pedido entre 21 a 25 de agosto, na página do participante onde estarão disponíveis os resultados individuais.

O gerente de Atendimento Educacional à Diversidade (Gaed), Nilton Carlos da Silva Teixeira, da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), destacou o Encceja como mais uma possibilidade, além dos supletivos e do provão eletrônico (SEDUC) para conseguir a certificação do Ensino Médio, “É mais uma possibilidade daquele aluno que não teve possibilidade de, na idade certa, conseguir a certificação tanto no Ensino Médio quanto do Fundamental”, reforçou Nilton, ao acrescentar que espero mais de 20 mil inscritos.

ENCCEJA e PLL

O Inep publicará outro edital do exame específico, para adultos submetidos a penas
privadas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade (PPL), mais informações sobre o Encceja podem ser acessadas no edital, pelo site do Inep.

 

Artigo anteriorMãe é retirada de voo após tentar dar cobertor ao filho
Próximo artigoFilho flagra mãe sendo estuprada, agride e quebra braço de suspeito

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui