Energia começa a ser reestabelecida em Portugal e na Espanha após apagão

Estação de metrô fechada em Madri nesta segunda-feira - Foto: Sergio Pérez/EPA

Diversas cidades da Espanha e de Portugal começaram a registrar o retorno parcial da energia após o apagão que afetou parte da Europa nesta segunda-feira (28). Entre os locais espanhóis com luz já restabelecida estão Sevilha, Huesca, Málaga, Valência, Talan, Torremolinos, Marbella e Estepona. Em Portugal, parte de Lisboa também teve o fornecimento retomado, segundo os jornais El País e Público.


A operadora espanhola Red Eléctrica informou que regiões como Catalunha, Aragão, País Basco, Galiza, Astúrias, Navarra, Castela e Leão, Extremadura e Andaluzia estão em processo de recuperação. O diretor de operações da empresa, Eduardo Prieto, afirmou que o prazo previsto para a normalização total varia entre seis e dez horas.

O restabelecimento, por enquanto, ocorre principalmente em semáforos e pontos isolados de energia, mas a expectativa é de avanço ao longo do dia.

As causas do apagão ainda estão sendo investigadas. Embora inicialmente se tenha cogitado a hipótese de um ciberataque, as autoridades portuguesas praticamente descartaram essa possibilidade. O ministro Adjunto e da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida, havia mencionado que a dimensão do problema seria “compatível com um ciberataque”, mas o Centro Nacional de Cibersegurança do país afirmou não ter encontrado indícios nesse sentido.

Já na Espanha, o Instituto Nacional de Cibersegurança (Incibe) continua analisando a hipótese de ataque cibernético. Técnicos estão recolhendo dados e visitando centrais elétricas para compreender melhor a origem da falha.

O apagão afetou não apenas Portugal e Espanha, mas também partes da França, Alemanha e, possivelmente, Marrocos.

Fonte: CBN

Artigo anteriorPrefeitura autua 47 caminhões por estacionamento irregular no Distrito Industrial
Próximo artigoSecretaria de Cultura reforça parceria em encontro indígena em Parintins

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui