
Diversas cidades da Espanha e de Portugal começaram a registrar o retorno parcial da energia após o apagão que afetou parte da Europa nesta segunda-feira (28). Entre os locais espanhóis com luz já restabelecida estão Sevilha, Huesca, Málaga, Valência, Talan, Torremolinos, Marbella e Estepona. Em Portugal, parte de Lisboa também teve o fornecimento retomado, segundo os jornais El País e Público.
A operadora espanhola Red Eléctrica informou que regiões como Catalunha, Aragão, País Basco, Galiza, Astúrias, Navarra, Castela e Leão, Extremadura e Andaluzia estão em processo de recuperação. O diretor de operações da empresa, Eduardo Prieto, afirmou que o prazo previsto para a normalização total varia entre seis e dez horas.
🔵Avanza la recuperación del suministro eléctrico en distintas zonas del país.
➡️Ya hay suministro eléctrico en áreas de Cataluña, Aragón, País Vasco, Galicia, La Rioja, Asturias, Navarra, Castilla y Léon, Extremadura y Andalucía.
➡️Seguimos trabajando en coordinación con las…
— Red Eléctrica (@RedElectricaREE) April 28, 2025
O restabelecimento, por enquanto, ocorre principalmente em semáforos e pontos isolados de energia, mas a expectativa é de avanço ao longo do dia.
As causas do apagão ainda estão sendo investigadas. Embora inicialmente se tenha cogitado a hipótese de um ciberataque, as autoridades portuguesas praticamente descartaram essa possibilidade. O ministro Adjunto e da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida, havia mencionado que a dimensão do problema seria “compatível com um ciberataque”, mas o Centro Nacional de Cibersegurança do país afirmou não ter encontrado indícios nesse sentido.
Já na Espanha, o Instituto Nacional de Cibersegurança (Incibe) continua analisando a hipótese de ataque cibernético. Técnicos estão recolhendo dados e visitando centrais elétricas para compreender melhor a origem da falha.
O apagão afetou não apenas Portugal e Espanha, mas também partes da França, Alemanha e, possivelmente, Marrocos.
Fonte: CBN