Entenda a importância do empreendedorismo na escola

Foto: Divulgação

O empreendedorismo cada vez mais vem ganhando força no Brasil, por isso, começar a introduzir este conceito na vida das pessoas desde a infância pode ser determinante para o futuro. Pensando nisso, uma das melhores formas de esclarecer o tema e torná-lo parte do cotidiano do brasileiro é trabalhar o empreendedorismo na escola.


O Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, entende que a educação empreendedora desenvolve nas crianças competências integradas à construção de projetos de vida.

As noções de empreendedorismo podem ajudar as crianças a desenvolverem e melhorarem suas relações interpessoais, e as torna aptas a organizar, planejar e alcançar objetivos de forma mais eficiente.

Como introduzir o empreendedorismo no ambiente escolar?

O empreendedorismo é um tema complexo, por isso, abordá-lo em sala de aula no formato tradicional, com maior foco teórico, pode ser um desafio no envolvimento das crianças com a temática. Nesse sentido, trabalhar as habilidades e técnicas do empreendedorismo aplicados a questões práticas do cotidiano dos alunos, por meio de dinâmicas participativas, pode ser mais efetivo.

Durante a elaboração dessas dinâmicas os conceitos que definem o empreendedorismo precisam ser abordados de forma que estimulem as crianças a utilizá-los e compreender sua importância para a resolução de problemas de forma colaborativa utilizando a criatividade e pensamento crítico.

O empreendedorismo pode ser incluído na vida escolar das crianças tanto através da inserção do tema na grade curricular, quanto através da aplicação de seus conceitos durante o ensino de outras matérias do currículo. Afinal, competências como trabalho em equipe, gestão de conflitos, planejamento e relacionamento interpessoal são importantes em todas as áreas.

Como a tecnologia pode ajudar no empreendedorismo escolar?

Utilizar a tecnologia como instrumento de aplicação das dinâmicas em sala de aula pode ajudar a atrair as crianças e envolvê-las de forma espontânea nas atividades.

Metodologias como a gamificação, que se baseia na utilização dos games para a estimulação do aprendizado através de dinâmicas de socialização, desafios e premiações e jornadas de conhecimento, podem ajudar na aderência ao conteúdo.

Através da utilização de tablets, computadores e celulares, podem ser aplicadas dinâmicas que envolvam os alunos e estimulem a participação de todos. No entanto, no Brasil, nem todas as escolas possuem o material tecnológico necessário para a aplicação dessas dinâmicas, além disso, muitas crianças nunca tiveram acesso à tecnologia. Por isso, o conceito da gamificação não precisa ficar preso somente ao meio digital, é possível desenvolver essa metodologia de forma analógica com a utilização de jogos de tabuleiro, livros, dentre outros materiais manuais.

A leitura infantil e o empreendedorismo escolar

Além de trabalhar no desenvolvimento das técnicas empreendedoras, também é importante trabalhar desde cedo o hábito da leitura, pois conceitos como o trabalho em equipe, relações interpessoais e resolução de problemas são trabalhados em diversos livros infantis e podem aproximá-los das crianças.

Pensando nisso, é importante que os títulos que serão abordados passem por uma curadoria a fim de garantir a qualidade, por isso, um clube de leitura infantil pode ser um forte aliado nesse desafio. Por meio desses clubes, a escola ou as mães recebem livros qualificados periodicamente e estimulam de forma efetiva o desenvolvimento social das crianças.

Artigo anteriorJuíza decreta prisão temporária de suspeito pelo desaparecimento de Dom e Bruno
Próximo artigoSemtepi certifica 28 artistas no projeto ‘Qualifica Artista Manauara’

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui