
A escola de samba Império do Cajual, do bairro Morro da Liberdade, celebra mais uma vitória ao conquistar o título de bicampeã do Grupo Experimental no Carnaval de Manaus. Com o enredo “A brasilidade do Nordeste, sou Cajual, cabra da peste”, a agremiação destacou os grandes personagens e costumes nordestinos, cativando o público e os jurados.
A Cajual garantiu o primeiro lugar com 268,8 pontos, superando de perto a GRES do Amor, que ficou com 265,4 pontos, e a Mocidade da União, com 264,7. O presidente da escola, Jacson Siksu, agradeceu à comunidade do Cajual e adjacências pelo apoio e dedicação, ressaltando a importância da união em prol do samba.
“É muito difícil fazer carnaval, mas com a luta e parceria, conseguimos o nosso objetivo de ser bicampeão do Experimental. Agradeço a Deus, à comunidade do Cajual e do Morro, por terem abraçado essa causa”, declarou Jacson, convidando todos para a festa da vitória na comunidade.

O desfile das escolas do Grupo Experimental faz parte do Carnaval do Povão, uma iniciativa promovida pelo Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Desportivo e Cultural da Amazônia (Idama), a União das Escolas de Samba do Amazonas (Uesam) e a Unic Eventos.
Para o próximo ano, as escolas do Grupo Experimental terão a oportunidade de disputar espaço entre as agremiações que desfilam no Sambódromo de Manaus. Segundo o regulamento, a partir de 2025, o campeão do Grupo Experimental ascenderá ao Acesso B, enquanto o último colocado deste grupo descerá para as escolas experimentais.
O presidente da Uesam, Aluízio Nascimento, destaca que essa movimentação visa renovar e fortalecer a competição no Carnaval de Manaus, enquanto o presidente da GRES do Amor, Jefferson Coelho, comemora o segundo lugar e a expectativa para o próximo ano, quando a disputa terá ainda mais em jogo.
“Agora é pensar no futuro e buscar o tri. Quem sabe subir para o Acesso B. Se Deus quiser, estaremos lá”, conclui Hélita Lopes, porta-bandeira da Império do Cajual, que obteve nota máxima em evolução de todos os jurados.