TCEAM
Início Brasil Escola tem urnas destruídas no interior de SP

Escola tem urnas destruídas no interior de SP

Salas da 17ª seção da 271ª zona eleitoral de Sorocaba foram vandalizadas — Foto: Priscila Camargo/Arquivo pessoal

Vândalos invadiram a Escola Estadual Humberto de Campos, em Sorocaba (SP), e depredaram 10 das 15 urnas eletrônicas que estavam prontas para o 2° turno das eleições, neste domingo (28).

As equipes que chegaram pela manhã encontraram várias salas reviradas e um bilhete com a frase: “Vão para o inferno”. A suspeita é que a ação aconteceu durante a madrugada.


Vândalos deixaram bilhete em escola estadual de Sorocaba — Foto: Priscila Camargo/Arquivo pessoal

Conforme apurado pela TV TEM, os vândalos arrombaram salas, destruíram maçanetas, tiraram as urnas de lugar e até arrancaram os cabos de energia dos equipamentos.

O material usado pelos mesários, como pastas e papéis, também ficou espalhado nas salas da 17ª seção da 271ª zona eleitoral.

Na sexta-feira (26), as urnas foram levadas para a escola e, de acordo com a chefe de cartório Samara Ferreira de Oliveira, a última vistoria no local ocorreu no sábado (27) pela manhã.

Polícia Militar foi acionada após vandalismo em escola estadual de Sorocaba — Foto: Eduardo Rodrigues/TV TEM

A Polícia Militar foi acionada e as urnas começaram a ser trocadas antes das 8h e a votação não atrasou. Os equipamentos vandalizados foram levados ao cartório eleitoral.

De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Mariano, dois guardas passaram a noite fazendo a segurança na escola. Mas por volta das 21h viram um homem pulando o muro para fugir. “Eles atiraram, mas o homem não foi atingido e fugiu correndo”, afirmou.

Fiação elétrica cortada

Outro caso de vandalismo em um local de votação foi registrado em Sorocaba. A fiação elétrica da Escola Estadual Flávio Gagliardi, no Jardim Saira, foi cortada durante a madrugada.

Fiação elétrica foi cortada de local de votação em Sorocaba — Foto: Arquivo pessoal

A ação não prejudicou a votação, pois as urnas eletrônicas possuem uma bateria interna com autonomia de oito horas.

De acordo com o chefe de cartório João Lima, todas as urnas oito urnas receberam uma bateria extra por precaução. Ao todo, 2.816 eleitores estão aptos a votar na escola.

Fonte: G1

Artigo anteriorA democracia ainda pode ser salva – por Mauro Lopes
Próximo artigoAs interpretações do voto – por Flávio Lauria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.