
O Instituto Sistêmico da Amazônia (ISAAM) promoveu no dia 30 de agosto, um importante encontro em Manaus/AM, marcando o encerramento da Campanha Agosto Lilás, que intensifica o combate à violência doméstica e ao feminicídio. O evento reuniu mulheres de diferentes áreas e contou com palestras de especialistas renomadas, como a Dra. Ângela Segadilha, Dra. Elcilene Rocha, Simone Menezes, Márcia Mafra e a Dra. Fabiana Pacífico, todas com notável atuação na defesa dos direitos das mulheres e na luta contra a violência de gênero.
A abertura do encontro foi conduzida por Carlos Jorge Alves Moreira, Presidente do ISAAM, que deu as boas-vindas às palestrantes e participantes. A Dra. Ângela Segadilha, advogada e Presidente da Comissão de Aprimoramento e Valorização da Advocacia Criminal da OAB/AM, iniciou os trabalhos distribuindo o “Manual da Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres em Manaus/AM”, de autoria da Comissão Permanente da Mulher Advogada da OAB/AM. Em sua palestra, ela destacou a importância da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) na proteção das mulheres e no combate à violência doméstica, além de enfatizar as medidas necessárias para prevenir, enfrentar e punir esses crimes.
Na sequência, as demais advogadas facilitadoras participaram de uma roda de conversa com as mulheres presentes, abordando a importância da ação coletiva e do apoio mútuo no enfrentamento à violência de gênero. A troca de experiências reforçou a relevância de ações integradas para combater a violência contra a mulher e proteger as vítimas.

A Confederação do Elo Social Brasil (CESB) também marcou presença no evento, representada por Edinete Castro Andrade Gonçalves, que apresentou os projetos da organização voltados para o Estado do Amazonas, reforçando o compromisso com a causa.
O encontro, coordenado pela Assistente Social e Pedagoga Andreza Fabrícia Pinheiro Araújo, teve como objetivo principal conscientizar a sociedade sobre a importância de atitudes proativas na proteção das mulheres em situação de violência. O ISAAM avaliou o evento como um marco de relevância para o Estado do Amazonas e reafirmou seu compromisso em apoiar ações sociais e parcerias que defendam causas justas, buscando esclarecer a sociedade e promover a melhoria da qualidade de vida e a preservação da vida das mulheres.
Mini Currículo – Ângela Maria Gonçalves Segadilha Dra. Ângela Maria Gonçalves Segadilha é advogada, jornalista, professora universitária e escritora. Doutoranda em Direito Penal pela Universidade de Buenos Aires (UBA), é graduada em Direito e Comunicação Social pela Universidade Nilton Lins. Possui pós-graduações em Segurança Pública e Direitos Humanos, Educação Superior, e Gestão pela Qualidade Total. Atualmente, é Presidente da Comissão de Aprimoramento e Valorização da Advocacia Criminal da OAB/AM, além de ser membro de diversas comissões da OAB/AM e da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ). Dra. Ângela também é membro da Academia de Literatura Arte e Cultura da Amazônia (ALACA) e uma voz ativa na defesa dos direitos das mulheres.