Especialistas fazem colheita em Unidade de Observação de Cará

Foto: Reprodução

Equipe técnica da unidade local de Caapiranga (a 535 quilômetros de Manaus) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), técnicos da Gerência Estadual de Apoio à Produção Vegetal do Idam, juntamente, com pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Amazônia Ocidental) realizaram colheita de cará-roxo (Dioscorea trifida) na propriedade do agricultor familiar Antônio Carlos de Oliveira, no fim de setembro.

A produção colhida passará por uma avaliação de obtenção de resultados e integra o trabalho que está sendo realizado na unidade de observação/unidade de referência tecnológica (URT) implantada em parceria com a Embrapa e a Prefeitura de Caapiranga e que está localizada na estrada Ari Antunes, quilômetro 24, zona rural.

O objetivo do experimento realizado na unidade de observação/URT é melhorar o sistema de cultivo para a obtenção de maior produtividade e rendimento de raízes por área, principalmente, com o uso de tecnologias, de adubação orgânica, mineral, preparo de área mecanizada e utilização de correção do solo através de calagem.

Esta é segunda unidade de observação de cará implantada por meio do Idam e Embrapa no município, sendo cultivada desde o ano de 2019. Os resultados a serem obtidos no experimento possibilitarão a implantação de novos cultivos tecnificados e alto rendimento no próprio município de Caapiranga e demais municípios da Região Metropolitana de Manaus com potencial para a cultura, destacadamente, Careiro da Várzea, Careiro, Manaquiri e Manaus.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui