Estado realizou mais de 20 mil cirurgias entre dezembro e janeiro

Foto: Djalma Junior / Secom

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), segue trabalhando para atender toda a demanda de cirurgias eletivas e de urgência das unidades de saúde, diariamente, mesmo durante a pandemia. Entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, foram realizadas cerca de 20 mil cirurgias em toda a rede estadual de Manaus.


Com o planejamento, foi possível reorganizar o fluxo de pacientes nas unidades e reforçá-las, tanto em número de leitos e salas como em equipe médica. O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio, situado na zona Leste de Manaus, por exemplo, passou a atender a demanda de pacientes não-Covid do HPS Platão Araújo e aumentou de três para cinco o número de salas cirúrgicas.

Segundo o diretor da unidade, Daniel Castro, o investimento do Estado, para aumentar o quantitativo de número de leitos e salas cirúrgicas no João Lúcio, foi fundamental para que o hospital atendesse com qualidade a demanda no período. Ainda de acordo com Castro, em dezembro foram realizadas 365 cirurgias, já no mês seguinte o número subiu para 407, um aumento de 10%.

Foto: Djalma Junior / Secom

Giro de Leitos – Uma das ações criadas pelo Governo do Amazonas, como parte do plano de contingência, para o período sazonal das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) foi o programa Giro de Leitos, que desde outubro do ano passado vem ajudando a reduzir, consideravelmente, a fila de espera para cirurgias eletivas.

O plano segue sendo executado nos três grandes HPS de Manaus no horário de 19h à 1h, para que a taxa de ocupação de prontos-socorros esteja dentro da capacidade ideal. Para o coordenador de ortopedia do João Lúcio, Gilmar Rosa, o programa era uma necessidade antiga.

“Nós tínhamos uma demanda de cirurgias reprimidas, uma fila de espera, principalmente na Fundação Adriano Jorge, e hoje a disponibilidade é bem diferente. O resultado é fenomenal. O Giro de Leitos, se puder manter, vai somar bastante para nós, é uma coisa que acaba com a fila”, avalia.

Artigo anteriorPor pouco Daniel Silveira teria se beneficiado com a ‘PEC da Impunidade’
Próximo artigoMotorista da empresa LM, fica preso nas ferragens após atingir ônibus da Global

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui