Estudantes vão às ruas manifestar por melhor orçamento para a educação

Estudantes voltam às ruas de 19 capitais para reivindicar mais verbas para a Educação - foto: arquivo/Sindmetal-São José dos Campos

Em diversas capitais brasileiras haverá manifestações de estudantes e entidades ligadas à educação, nesta quarta-feira (23), convocadas pelas entidades estudantis União Nacional dos Estudantes(UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).


Em Manaus, o Ato acontecerá na Avenida Djalma Batista, Centro, a partir das 09 horas, com uso obrigatório de máscaras. Entre as reivindicações estão a urgência em aprovar um orçamento justo para a educação em 2021.

Conforme proposta do governo, pode ocorrer um corte de R$ 1,8 bi  nas despesas discricionárias ( não obrigatórias), que afetará a adaptação para o retorno das aulas presenciais e o Programa de Assistência Estudantil nas universidades e institutos federais.

Diversos setores da educação estão realizando amplas mobilizações para pressionar pela alteração da proposta antes de ser votada no Congresso Nacional. 16 Frentes Parlamentares no Congresso Nacional e 70 entidades e movimento lançaram um manifesto contra os cortes no orçamento. Diversos parlamentares também assinam o texto.

O grupo também marca posição em defesa da autonomia universitária e da nomeação de reitores e concursados, além de solicitar a imediata instalação da Comissão Mista de Orçamento e uma Comissão-Geral no Parlamento brasileiro para discutir os recursos para a Educação em 2021.

Confira a lista de locais e horários em anexo:

Belém 9h Praça dos Estivadores
Macapá 8h UNIFAP
Manaus 17h Djalma Batista
Brasília 9H Esplanada dos Ministérios
Recife 11H UFPE
São Paulo 12h30 Praça da Liberdade
Salvador 15H UFBA- Viaduto do PAC
Viçosa 15h Praça Silviano Brandão(Viçosa)
Belo Horizonte 09h UFMG
Florianópolis 08H UFSC/IFSC
Fortaleza 09H UFC
Natal 14H IFRN
Aracaju 7H REITORIA UFS
São Luís 16H Praça Deodoro
Curitiba 10H Rua 15
Goiânia 14H Centro de Goiânia
Rio de Janeiro 10H Avenida Brasil
Porto Alegre 10H Praça Matriz
João Pessoa 15H UFPB

Os atos serão realizados respeitando as orientações de distanciamento social e uso de máscara.

 

Artigo anteriorNeymar é acusado de racismo contra atleta do Marseille
Próximo artigoAmazônia pode ser referência mundial na geração de negócios sustentáveis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui