
Nesta segunda-feira (02), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) realiza a segunda atividade proposta para a celebração do movimento Mulheres e Meninas na Ciência, com uma ação a ser realizada no Centro Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), unidade Escola de Educação Profissional Padre Estélio Dálison, a partir das 9h.
A unidade educacional fica localizada na rua Emília Ruas, s/nº, São Jorge, Zona Oeste de Manaus.
O objetivo da ação é estimular o acesso igualitário da participação de mulheres e meninas na ciência. O movimento é um lembrete de que as mulheres e as meninas desempenham papel fundamental na ciência e que sua participação deve ser fortalecida. Na ação será realizada uma palestra pela doutora e pesquisadora do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Ani Beatriz Matsuura, sobre pesquisas coordenadas por ela, amparadas pela Fapeam, na temática da diversidade microbiana (fungos), para as alunas do Cetam.
Segundo a Unesco, apenas 28% dos pesquisadores do mundo são mulheres. Comemorado em 11 de fevereiro o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela ONU Mulheres.