As forças de segurança pública do Amazonas farão a reintegração de posse na ocupação irregular Monte Horebe, na zona norte de Manaus, nas primeiras horas da manhã desta segunda feira (02/03).
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) informa que haverá barreiras de fiscalização e triagem em diversos pontos, de modo que o acesso na região, onde haverá a desocupação, será limitado ao perímetro de segurança da operação, em virtude dos riscos detectados pelo setor de Inteligência do órgão.
De acordo com informações da Secretaria de Comunicação do Governo, estará em vigor um perímetro de demarcação de segurança do espaço aéreo e, o sobrevoo de Drones não está permitido. Todo e qualquer sobrevoo é irregular e o equipamento será abatido.
A informação é que os moradores se preparam para enfrentar as forças de segurança. Acontecerá conflitos.
GGI
Ainda de acordo com a Secom, a operação está sendo coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), da SSP-AM, com participação das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil; das secretarias de Justiça (Sejusc), Assistência Social (Seas), Cultura (SEC), Cidades e Territórios (SECT), Meio Ambiente (Sema) e de Infraestrutura (Seinfra); Unidade de Gestora de Projetos Especiais (UGPE); Instituto de Proteção Ambiental (Ipaam) e Superintendência de Habitação (Suhab), além da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM).
Outras instituições
Acompanham a operação representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), agências da Organização das Nações Unidas (ONU). Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM) e o Ministério Público do Estado (MPE-AM) também participaram das reuniões do GGI sobre a reintegração e foram convidados a participar da operação nesta segunda-feira.
Secom/Estado