Evento em Manaus mostra que servidor público empreendedor é tendência no país

Cerca de 80 servidores da União, do Estado e do Município participaram do evento na capital.

Resiliência, proatividade, inovação, criatividade, engajamento e produtividade são as habilidades mais procuradas hoje em um profissional no setor privado. Mas por que não também no setor público?. “É difícil e muitas vezes parece impossível empreender dentro das repartições públicas, mas não é bem assim, um novo software, uma nova planilha ou novo processo de trabalho, são ferramentas simples e que trazem inovação, produtividade e redução de custos para o ambiente de trabalho. E isso é empreender”, aponta o diretor presidente da empresa de Processamento de Dados Amazonas S.A (PRODAM), Márcio Silva de Lira.


Durante esta terça-feira (18), cerca de 80 servidores da União, do Estado e do Município participaram de um evento inédito na capital amazonense, o Gov Lab Experience. O encontro, realizado pela Elogroup em parceria com o Governo do Amazonas, através da PRODAM, foi uma oportunidade para os profissionais conhecerem as principais ideias e tendências em temas como inovação, produtividade, engajamento, agilidade e governo digital, além de ampliar sua rede de networking.

Os participantes aprenderam que com mudanças simples é possível aumentar a produtividade, como reduzir de forma significativa perdas e desperdícios na gestão pública, identificar demandas dos cidadãos com grande alcance e baixo custo e mobilizar servidores em torno de um propósito único e impactante.

Cerca de 80 servidores da União, do Estado e do Município participaram do evento na capital.
Cerca de 80 servidores da União, do Estado e do Município participaram do evento na capital.

Segundo o diretor da Elogroup, responsável pelo Gov Lab Experience, Alexandre Guimarães, o modelo da administração da máquina pública caminha gradativamente de burocrática para gerencial. “E o grande agente de transformação para que isso aconteça é o próprio servidor, através de uma mudança na sua visão de gestão pública, passando a criar e propor soluções inovadoras para o dia a dia do órgão”, apontou.

Mesmo parecendo que empreendedor e servidor público são profissionais distintos, Guimarães explica que a única diferença é que enquanto as empresas buscam lucro, o setor público tem como premissa atender a sociedade. “Mas para que isso aconteça é necessária uma mudança dentro de nós mesmos”, apontou o diretor da Elogroup.

Participante do Gov Lab Experience, a funcionária pública há cinco anos, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Iêda Santana, conta que hoje é impossível não aliar as facilidades que a tecnologia proporciona com o dia a dia no trabalho e, com as mudanças constantes nas formas de aprender e ensinar, é essencial que os profissionais da educação estejam preparados para gerar resultado positivo na vida, no ensino e na aprendizagem dos estudantes.

Artigo anteriorGari do Rio faz sucesso na web ao exibir ‘tanquinho’
Próximo artigoArena da Amazônia recebe semifinais do Campeonato Amazonense de Futebol

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui