Ex-prefeito de cidade boliviana é preso no Acre pela PF após pedido de extradição da Interpol

Foto: Recorte

O ex-prefeito de Cobija, capital do departamento de Pando na Bolívia, Luis Gatty Ribeiro Roca foi preso pela Polícia Federal em Epitaciolândia, interior do Acre, nessa sexta-feira (11). O Escritório Central Nacional da Interpol no Brasil representou pela prisão preventiva e pediu a extradição do boliviano para o país vizinho ao Supremo Tribunal Federal (STF) no último dia 4.


O g1 apurou que Gatty Ribeiro foi preso em casa no início da manhã dessa sexta e levado para a delegacia da Polícia Federal. Ele morava em Epitaciolândia há três anos, desde quando saiu da Prefeitura de Cobija.

O preso foi trazido para Rio Branco pela PF e aguarda audiência de custódia neste sábado (12). Conforme a Polícia Federal, os detalhes da extradição devem ser decididos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

Gatty Ribeiro é ex-jogador da seleção boliviana de futebol entre a década de 90 e meados de 2000. Em 2019, ganhou as eleições bolivianas e foi eleito pela força opositora Pando Unido Y Digno (PUD) com 49,1% dos votos.

Após quase dois anos na prefeitura, o ex-prefeito resolveu ir para o partido do ex-presidente boliviano Evo Morales, Movimento ao Socialismo, o que irritou seus apoiadores. Ele ficou na prefeitura até 2022. Em 2023, teve a prisão preventiva determinada pela Justiça boliviana por suspeita de corrupção na administração pública.
Ele foi incluído na lista da Interpol em julho de 2023.

No mandado de prisão preventiva, o STF destacou que Gatty Ribeiro é investigado também contra ‘crimes contra a saúde pública, previstos nos artigo 216 do Código Penal boliviano, segundo a notificação vermelha com pena máxima aplicável de 4 anos’.

Em março, foi determinada vista à Procuradoria-Geral da República (PGR), que ‘manifestou-se pela determinação de prisão cautelar para fins de extradição’ do ex-prefeito.

Fonte: g1

Artigo anteriorVÍDEO | Dupla criminosa invade farmácia e realiza assalto no Jorge Teixeira
Próximo artigoChuva não desanima torcida no lançamento do 58º Festival de Parintins na Ilha Tupinambarana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui