Ex-vereador Luizinho, criador do ‘ESTAR’, será homenageado pela CMM

Ex-vereador Luizinho recebe homenagem da CMM/Foto: Muniz
Ex-vereador Luizinho recebe homenagem da CMM/Foto: Muniz
Ex-vereador Luizinho recebe homenagem da CMM/Foto: Orlando Muniz

O ex-vereador Luiz Manoel dos Santos de Souza, de 67 anos, o “Luizinho”, será homenageado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à capital amazonense. A propositura é de autoria do vereador Sildomar Abtibol (PROS), que teve o Projeto de Decreto Legislativo nº 010/2014, promulgado durante Sessão Plenária de ontem (19).

“Ele contribuiu muito para a cidade, principalmente, com trabalhos na área social. Essa é uma homenagem justa, além de ficar como exemplo para prestigiar outros ex-vereadores que merecem o reconhecimento da Casa”, destacou o vereador Sildomar Abtibol.


A entrega da medalha deve ocorrer em solenidade única no Teatro Amazonas, em data a ser confirmada, junto a outras homenagens aprovadas pela Câmara Municipal de Manaus.

Sobre o homenageado

Natural de Manaus, o primeiro contato político do ex-parlamentar foi no primeiro governo de Gilberto Mestrinho. Após a Ditadura de 1964 e com o retorno de Mestrinho do exílio – que se candidatou novamente ao Governo do Amazonas -, Luizinho foi convidado para participar da eleição, em 1982, como candidato a vereador, sendo um dos candidatos mais votados. Porém foi diplomado como primeiro suplente devido os seus votos não terem sido computados. Por ser o primeiro suplente de quatorze vereadores do PMDB e com a eleição do então vereador Carrel Benevides à Câmara Federal, Luiz Souza assumiu em definitivamente a cadeira de vereador de Manaus e passou a ser líder da bancada do PMDB, líder do partido e líder do prefeito.

Em 1983 apresentou seu primeiro Projeto de Lei nº 427/1984, chamado de ESTAR (Estacionamento Rotativo), utilizado como forma de controle de estacionamento nas vias públicas, permitindo assim o monitoramento dos órgãos competentes relacionados ao trânsito no que diz respeito às infrações cometidas em locais onde fosse proibido estacionar.

No terceiro governo de Gilberto Mestrinho (1991), Luiz Souza foi convidado para exercer o cargo de Subsecretário de Governo, encerrando definitivamente sua vida política no final desse governo e só retornando as atividades políticas em 2012, quando participou ativamente na campanha para vereador de seu filho Felipe Souza (PTN), seu sucessor político.

Artigo anteriorEx-presidiário atira contra policiais mas acaba sendo preso, na Matinha
Próximo artigoPorto de Itacoatiara, um sonho de 30 anos, diz Josué Neto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui