Exposição “Segredos da Mata” revela cotidiano do caboclo

Exposição “Segredos da Mata” revela cotidiano do caboclo/Foto: Marinho Ramos/Semcom

O cotidiano amazônico pode ser conferido nas 11 telas do artista plástico Noleto, cuja exposição foi aberta ontem quarta-feira, 27/2, no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), nas dependências do Manauara Shopping, em Adrianópolis, zona Centro-Sul. “Eu me inspiro na mata, no interior, e em uma das minhas passagens por estes lugares, visitei uma criação de jabutis. Foi aí que eu me inspirei para começar a pintar os quadros que estão aqui hoje”, declara Noleto, autor das obras que compõem a Exposição “Segredos da Mata”.


O artista, autodidata, desde criança se interessa pela arte e sempre teve a Amazônia como inspiração principal para seus trabalhos. “Na sala de aula eu já rabiscava, desenhava paisagens que eu admirava, o cotidiano na mata. Porém, nunca recebi incentivo dos meus pais. Eles me brigavam quando eu começava a desenhar”, relata Noleto.

A exposição, planejada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), foi viabilizada graças ao apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Coordenadoria Ocas do Conhecimento Ambiental e da Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Ambientais (Vemaqa).

Foto: Marinho Ramos/Semcom

Para o diretor do departamento de Economia Solidária e Criativa da Semtepi, Virgílio Melo, essa iniciativa é considerada um espaço de oportunidades para artistas como Noleto. “É gratificante ajudar o artista amazonense a mostrar seu trabalho. Aqui por exemplo, é possível ver 11 das inúmeras obras produzidas pelo Noleto. Então, essa ação da secretaria, incentiva outros artistas a produzirem novas obras”, salienta Melo.

Ireide Cunha, gestora do Ecam, ressalta que será feita uma programação para visita de alunos da rede municipal de ensino à exposição. “Nós possuímos um grupo fixo de alunos da Semed, que frequentam espaços de atividades socioambientais e essas crianças virão até aqui. Além disso, também vamos organizar a vinda de outros alunos da rede, para que também possam prestigiar o trabalho do artista”, disse a gestora.

A exposição é gratuita, aberta ao público em geral e ficará aberta até o dia 26/3, de segunda à sexta-feira, das 10h às 22h, no mezanino do Manauara Shopping, situado na avenida Mário Ypiranga Monteiro, Adrianópolis.

Artigo anteriorPACs serão postos de coleta de documentos perdidos
Próximo artigoTeatro Amazonas abre novo roteiro de visita nesta sexta (01)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui