
A cabeça de certos engenheiros de trânsito, em Manaus, anda precisando de reciclagem urgente, como a do Sr. Pedro Carvalho, que acumula sa chefias da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTU) e do Instituto Municipal de Trânsito (Manaustrans). E, mais ainda: ele vem da antiga Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU), do também, antigo prefeito Alfredo Nascimento.
Em curtas palavras, Pedro Carvalho está só reeditando o famigerado “Expresso”. Foi ele o autor do projeto e da implantação daquilo que ficou conhecido como “Estresso”, na época do ex-prefeito e atual senador Alfredo Nascimento. Ou seja, aproveitou a roupa de um santo prá vestir o outro. Pior é que a roupa usada e esfarrapada não servia nem para o santo antigo.
Não bastasse a tal de “Linha Azul”, que transformou o caótico trânsito na Av. Constantino Nery em fracasso da engenharia do trânsito urbano, agora ele manda todas as quartas-feiras e domingos, fechar uma das pistas da Estrada da Ponta Negra, para pedestres e ciclistas deleitarem-se, mesmo depois do Calçadão da Ponta Negra, pronto.
Enquanto isso, os condutores de veículos tem que se espremer na pista de sentido Centro Bairro. Pior, o volume do tráfego nesse sentido é bem maior. Ainda assim, só é disponibilizada uma faixa, nesse sentido e, duas para voltar, com volume de tráfego muito menor. Aja paciência para suportar tanta inteligência.