Famílias da RDS do Uatumã recebem títulos para uso de terras

Vice José Melo na RDS do Uatumã/Foto: Valdo Leão

Vice José Melo na RDS do Uatumã/Foto: Valdo Leão


Família da RDS do Uatumã recebe seu título/Foto: Valdo Leão

Famílias moradoras da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, receberam seus documentos de Concessão de Direito de Uso(CDRU), como parte do programa de regularização fundiária do Governo do  Amazonas, em solenidade presidida pelo vice-governador, José Melo.

 

Ao todo, foram entregues 127 concessões que somam mais de 10 mil hectares que garantem a essas populações tradicionais o acesso seguro à terra e ainda a possibilidade real de inclusão nos programas federais de apoio a agricultura familiar.

Participaram da solenidade a titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Kamila Amaral, o presidente do Instituto de Terras do Amazonas (Iteam), Wagner Santana, e o coordenador da Unidade Gestora do Centro Estadual de Unidades de Conservação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Ceuc-SDS), Luis Henrique Piva.

O vice-governador José Melo, declarou aos presentes na solenidade de abertura a importância que as populações moradoras desta área têm para conservação da floresta: “O Amazonas é o Estado mais conservado do Brasil. Possui 97% de sua floresta preservada. Com isso demonstramos o quanto sabemos lidar com a natureza e dela tirar nossas riquezas, e reconhecemos com a regularização fundiária que as famílias moradoras dessas áreas protegidas são fundamentais para o processo histórico de conservação da natureza”, destacou.

De acordo com a secretária Kamila Amaral, a entrega das CDRU representa um esforço contínuo do Governo do Amazonas que através da SDS e Iteam buscam melhorar a vida das comunidades e povos tradicionais do nosso Estado. “Com a regularização fundiária, conseguimos realmente realizar a gestão de áreas protegidas do Amazonas. Ao todo, temos 19 milhões de hectares de Unidades de Conservação criadas, e o mais difícil e desafiador é realizar a gestão com resultados concretos, dedicados não somente ao combate ao desmatamento, mas, principalmente, na melhoria da qualidade de vida das pessoas que habitam há décadas essas regiões e precisam ter seus direitos reconhecidos”.

Nova entrega – Ainda no mês de março, o Governo do Amazonas entregará mais de 400 CDRUs na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã e Piagaçu Purus, atingindo assim as metas de regularização fundiária em áreas de uso sustentável do Estado.

 

Artigo anteriorRamos lamenta que projetos dependam de ‘jogos políticos’
Próximo artigoNeto sugere isenção de custos da CNH às pessoas de baixa renda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui